ASSINE
search button

Pfizer suspende testes clínicos de novo remédio para colesterol

Compartilhar

EFE

NOVA IORQUE - A multinacional farmacêutica Pfizer decidiu cancelar os testes clínicos de um novo produto para o colesterol, que deveria substituir o medicamento 'Lipitor', informaram as autoridades.

A empresa assinalou em comunicado que informou à Administração de Alimentos e Fármacos (FDA) dos Estados Unidos sua decisão de cancelar os testes clínicos com o remédio 'Torcetrapib', para proteger 'a segurança dos pacientes'.

No início das pesquisas, a companhia tinha explicado que o "Torcetrapib' ajudava a aumentar o HDL (colesterol 'bom"), enquanto reduzia de forma simultânea os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo.

Mas uma comissão independente que acompanhou um dos estudos aconselhou o cancelamento dos testes, que apontavam os benefícios potenciais do novo fármaco, devido a 'um desequilíbrio' no número de mortes e problemas cardiovasculares entre os pacientes.

- Embora as recomendações da comissão, divulgadas no sábado, nos tenha surpreendido e decepcionado, nosso enfoque está em proteger os interesses dos pacientes. Por isso, comunicamos imediatamente esta informação às autoridades pertinentes, disse Jeffrey Kindler, diretor-executivo da Pfizer.

Segundo a empresa, 82 pacientes que tinham tomado uma combinação de 'Torcetrapib' e 'Lipitor' faleceram, em comparação com os 51 que morreram em um estudo paralelo, após tomar apenas o segundo remédio. No total, 7.500 pacientes participaram dos dois estudos.

Ao cancelar os testes clínicos, a Pfizer recomendou aos pacientes que deixem de tomar o 'Torcetrapib' imediatamente