ASSINE
search button

Lançado Programa para reduzir a transmissão de HIV de mãe para filho

Compartilhar

Agência JB

RIO - Em comemoração ao Dia Mundial de combate a Aids, o Ministério da Saúde lançou o Protocolo para Prevenção de Transmissão Vertical de HIV, ou seja, ao contágio da doença de mãe para filho durante a gravidez. Além disso, quer eliminar a sífilis. A meta do governo é eliminar a sífilis congênita em todo o país até 2007 e reduzir a transmissão vertical do HIV a níveis abaixo de 1%.

O documento traz um conjunto de procedimentos e orientações para tratar e acompanhar as gestantes no diagnóstico e no tratamento adequado para a sífilis e a aids. Segundo especialistas do ministério, se medidas corretas como a realização de pré-natal em gestantes não forem tomadas, o recém-nascido tem 25% de chance de pegar Aids da mãe infectada. Com a adoção das medidas, a chance de contágio fica entre 1% e 2%.

Atualmente, de acordo com estimativas dos órgãos de saúde, o índice de infecção do HIV em parturientes é de 0,41%, o que representa cerca de 12,5 mil crianças expostas ao vírus por ano. De acordo com o boletim epidemiológico 2006, divulgado em 21 de novembro, houve redução de 51,5% nos casos de transmissão vertical do HIV, entre 1996 e 2005.

Em 1996, foram registrados 1.091 casos, no ano passado, 530 e este ano, de janeiro a junho, foram notificados 109 casos de transmissão vertical do HIV. Em relação à sífilis congênita, foram notificados entre 1998 e o mês de junho deste ano, 36 mil casos da doença. Atualmente, a taxa de incidência é de 1,6 casos para cada 100 mil gestantes