ASSINE
search button

Dia de Luta contra a Aids: Portadores do HIV protagonizam campanha

Compartilhar

Agência JB

RIO - Pela primeira vez, portadores do vírus HIV protagonizam a campanha brasileira do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado nesta sexta-feira. A campanha, que está no ar desde o dia 22 deste mês, tem como personagens principais uma mulher de 60 anos, que tem a doença há nove, e um homem de 34 anos que adquiriu o vírus há 17 anos.

O slogan deste ano é "A vida é mais forte que a aids". A idéia é mostrar com naturalidade as pessoas que vivem com o vírus, a fim de combater a discriminação, o preconceito e o estigma associados à doença.

- A gente tem que entender que a aids não é uma doença dos outros, e que as pessoas que vivem com aids são como as outras, que têm uma doença crônica como tantas outras e que precisam de atenção, carinho e relações sociais, como todo mundo - afirma a diretora do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) do Ministério da Saúde, Mariângela Simão.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A data possibilita a divulgação de mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.

Um sintoma de que a campanha brasileira pode estar surtindo efeito é o aumento do uso de preservativo nas primeiras relações sexuais.

- Os jovens têm sido um grande alento para a gente. Temos dados da década de 80 que mostram que 8% usavam preservativo na primeira relação sexual. Já numa pesquisa de 2004, 68% de jovens, de 16 a 19 anos, usaram camisinha na primeira relação sexual - comemora Mariângela Simão.

(Com informações da Agência Brasil)