ASSINE
search button

Anvisa aprova nova opção de tratamento para hepatite B crônica

Compartilhar

SÃO PAULO A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o medicamento Sebivo©(telbivudina) para o tratamento da hepatite B crônica. A nova opção, comprimido administrado via oral uma vez ao dia acompanhado ou não de refeição, representa esperança para os cerca de 350 milhões de pacientes em todo o mundo que sofrem da doença. O aval da agência reguladora foi concedido com base nos dados de três estudos, que demonstram que pacientes com hepatite B crônica tratados com o medicamento atingiram supressão viral mais rápida e profunda que os medicados com lamivudina ou adefovir, minimizando o risco de progressão da doença.

Dados do estudo GLOBE, que acompanhou 1.367 pacientes durante dois anos, mostram que Sebivo© proporcionou reduções superiores na carga viral, chegando a níveis não-detectáveis, quando comparado à lamivudina. Dois estudos adicionais revelam que pacientes tratados anteriormente com adefovir ou lamivudina, que passaram a ser medicados com Sebivo©, atingiram reduções mais profundas da carga viral do que os que permaneceram com a terapia original.

- Em uma doença crônica, que normalmente exige tratamento de longo prazo, é importante saber como os pacientes responderão à terapia no decorrer do tempo. A análise dos resultados do estudo GLOBE revela que a resposta antiviral apresentada por Sebivo© nas primeiras 24 semanas está associada a melhores desfechos em dois anos - declarou o professor de Medicina Adrian M. Di Bisceglie, chefe da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia e co-diretor do Centro do Fígado, ambos na Universidade Saint Louis(EUA).

- Assumimos o compromisso de atender às necessidades dos pacientes de hepatite B e estamos muito animados com os resultados positivos dos estudos com Sebivo©. O conjunto de dados clínicos sobre o medicamento fornecerá aos médicos evidências científicas para que possam tratar seus pacientes de forma segura e eficaz - afirma José Martinho, diretor de Doenças Infecciosas,Transplantes e Imunologia da Novartis.