ASSINE
search button

Êxtase causa danos cerebrais em usuários recentes, diz estudo

Compartilhar

Agência JB

RIO - Mesmo uma pequena quantidade da droga êxtase pode causar danos cerebrais aos que a experimentam pela primeira vez, diz estudo da Universidade de Amsterdam, divulgado no site da revista New Scientist. Os pesquisadores trabalharam a partir da observação de 188 pessoas que nunca haviam feito uso da droga (MDMA), realizando dois testes e comparando informações de ressonâncias magnéticas no intervalo de tempo de 18 meses. Alterações puderam ser vistas no cérebro das 59 pessoas que fizeram uso de pequena quantidade da droga no período - apenas 6 pílulas em média.

- Identificamos uma queda da circulação sanguínea em algumas áreas do cérebro dos pesquisados que fizeram uso da droga pela primeira vez no período de observação - disse Maartje De Win, que comandou o estudo na Universidade de Amsterdam.

- Também descobrimos - comparando usuários e não-usuários - um relativo decréscimo da memória verbal - acrescentou De Win.

Os resultados, contudo, não detectaram qualquer evidência de danos nos neurônios ou alteração do humor.

O extase é uma anfetamina de comercialização ilegal. Ela aumenta a quantidade da serotonina, um neurotransmissor responsável pela regulação de diversas funções cerebrais, como humor e memória.

Estudos prévios tem demonstrado que o uso a longo prazo ou muito freqüente de extase pode danificar neurônios e causar depressão, ansiedade, confusão mental, insônia e queda do rendimento da memória.

Os pesquisadores lembram que este é o primeiro estudo para analizar os efeitos de pequenas doses da droga no cérebro. Como o estudo não engloba os efeitos, a longo prazo, de baixas doses, os pesquisadores não puderam precisar se as alterasções identificadas são permanentes.