Astrônomos encontram possível buraco negro na Via Láctea

EFE

MADRI - O observatório de raios gama da Agência Espacial Européia (ESA) localizou uma 'estranha explosão' de raios gama na Via Láctea que permitiu aos astrônomos identificar um possível buraco negro na galáxia.

A explosão foi descoberta no dia 17 de setembro de 2006 por pesquisadores no 'Integral Scientific Data Center', em Versoix, Suíça, anunciou nesta terça-feira a ESA em uma nota.

A um acontecimento deste tipo, 'inesperado', é considerado "target of opportunity' no jargão da astrofísica, pois é descoberto quando está sendo feita uma observação.

Os astrônomos não sabiam de início que tipo de erupção tinham detectado e, como algumas explosões de raios gama duram muito pouco tempo, alertaram imediatamente observatórios do mundo todo para que também observassem o fenômeno.

Naquela oportunidade, o brilho da explosão continuou aumentando durante dias, antes de começar a diminuir gradualmente durante as semanas seguintes, construindo o que na astrofísica se conhece como "curva de luz'.

Após uma semana de observações puderam ver a forma da curva de luz e então viram o quão 'peculiar' era o fenômeno que presenciavam.

A comparação da forma desta curva de luz com outras revelou que devia de se tratar de uma erupção procedente de um sistema binário de estrelas, no qual um dos membros era uma estrela como o Sol, enquanto a outra era um buraco negro.