ASSINE
search button

Um dos descobridores do HIV diz que vacina contra Aids está longe

Compartilhar

EFE

ROMA - O cientista Robert Gallo, um dos descobridores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), disse hoje que 'ninguém no mundo pode assegurar quando uma vacina contra a aids estará disponível'.

O virólogo americano, numa entrevista ao canal de televisão Sky TG24, disse que só é possível falar de 'vacinas candidatas'. Porém, "todas têm algum problema, nenhuma é perfeita', acrescentou.

Além disso, a pesquisa sobre vacinas é muito lenta, pois para fazer um experimento, 'às vezes, são necessários um ou dois anos', destacou.

No entanto, Gallo explicou que, pela primeira vez 'em muitos anos, é possível ver um caminho até a vacina', o que 'há cinco anos não podíamos'.

Quanto aos fundos para pesquisas sobre a doença, o cientista disse que nos Estados Unidos 'há dinheiro disponível', mas que é necessário 'um programa a longo prazo'.

Gallo está em Roma para participar de um congresso organizado pela associação italiana de luta contra a aids, por ocasião do dia mundial contra a doença, que é celebrado no dia 1º de dezembro.