ASSINE
search button

Primeiro transplante parcial de rosto foi um sucesso

Compartilhar

EFE

PARIS - O primeiro transplante parcial de rosto, realizado há um ano em uma mulher, na França, foi um sucesso, afirmaram nesta segunda-feira os cirurgiões responsáveis pela operação.

"É um êxito anatômico e funcional, e o resultado estético é excelente", indicaram os hospitais universitários de Amiens e Lyon, em comunicado divulgado no primeiro aniversário do transplante.

O transplante foi realizado na francesa Isabelle Dinoire, de 39 anos, que havia tido o rosto desfigurado ao ser atacada por um cachorro.

As cicatrizes do transplante de nariz, boca e queixo regrediram consideravelmente, apesar de ainda persistir uma ligeira assimetria, indica hoje o jornal 'Le Parisien', ao qual a mulher declarou que "voltou a ter uma vida normal, e retornará ao trabalho dentro de algumas semanas".

Após falarem sobre a restauração das funções de mastigação e elocução, os médicos indicaram que os progressos constatados, tanto no plano da sensibilidade como na parte motora, foram sendo confirmados com o passar dos meses.

O tratamento imuno-depressor permitiu que fossem evitados episódios de rejeição.

- A tolerância ao transplante foi excelente - afirmaram.

No último dia 3, Isabelle foi comer com sua filha e amigos em uma cafeteria, segundo contou o correspondente do jornal, que a viu mastigar a carne sem dificuldades, e afirma que conseguiu entendê-la sem problemas, diferentemente do que havia ocorrido em sua primeira aparição pública, em entrevista coletiva realizada em fevereiro.