ASSINE
search button

Merkel aponta energia e mudança climática como desafios

Compartilhar

EFE

BERLIM - A chefe do Governo da Alemanha, Angela Merkel, alertou nesta segunda-feira que a humanidade precisa enfrentar dois grandes desafios: o fornecimento de energia e a mudança climática.

- Temos que pensar em como fornecer a toda a humanidade a energia suficiente, e garantir que se possa pagar por ela, disse Merkel. E isso num mundo onde ocorrem fenômenos como o derretimento de geleiras na Alemanha e o avanço dos desertos na Espanha e em Portugal, além de vários desastres ecológicos reais e em potencial em diferentes regiões.

A chanceler alemã deu as declarações em Dresden, onde seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU), abriu nesta segunda-feira seu congresso federal, no qual ela foi eleita líder da legenda pela terceira vez.

A queima de combustíveis fósseis, considerados uma fonte suja de energia, é o principal responsável pelo aquecimento global.

Segundo Merkel, os problemas só podem ser resolvidos se forem enfrentados racionalmente e sem ideologias. Em sua visão, isso significa com a energia atômica e o desenvolvimento de novas tecnologias que tornem mais efetivo o uso da energia.

Merkel reconheceu que o Partido Social-Democrata (SPD), parceiro da CDU na coalizão de Governo, não está disposto a voltar à energia nuclear.

A energia atômica foi paulatinamente abandonada na Alemanha durante o Governo de coalizão entre o SPD e os Verdes, liderado por Gerhard Schröder.

Merkel, entretanto, disse esperar que o SPD 'acabe entendendo' a necessidade de voltar a contar com a energia nuclear