ASSINE
search button

Brasil usará tecnologia contra prostituição infantil na rede

Compartilhar

EFE

BRASÍLIA - O Governo brasileiro informou nesta segunda-feira que em meados de 2007 terá a sua disposição uma nova e moderna ferramenta de informática para endurecer o combate à prostituição infantil através da internet.

Segundo o Ministério da Justiça, o Brasil contará com o chamado "Child Exploitation Tracking System (CETS)', um programa desenvolvido pelo Governo do Canadá e pela empresa Microsoft que permite rastrear apelidos (nicknames), e-mails e mensagens que digam respeito a sexo com menores de idade.

O sistema será instalado na Divisão de Direitos Humanos da Polícia Federal, com sede em Brasília, cujos funcionários já começaram a preparados, informou um comunicado do Ministério da Justiça.

Posteriormente, o programa será instalado nos sistemas dos departamentos de combate à prostituição infantil de todos os corpos policiais do país e das Forças Armadas.

No Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas têm acesso à internet, onde as autoridades já detectaram vários casos de pornografia e prostituição infantil ou de racismo e apologia às drogas.

Recentemente, por conta dos crimes cometidos por meio da Internet, o Senado chegou a discutir um projeto de lei que penalizaria os usuários que não usassem sua verdadeira identidade.

O projeto foi arquivado em meio a polêmicas com defensores da privacidade na rede, mas no debate parlamentar ficou claro que todos os partidos políticos concordam em endurecer os castigos para os crimes cometidos sob o amparo da clandestinidade que existe no mundo virtual.