ASSINE
search button

Adolescentes gaúchas vão receber implante de contraceptivos

Compartilhar

Agência JB

RIO - Dois mil e quinhentas adolescentes carentes com idades entre 15 e 18 anos receberão implante de anteconcepcionais gratuitamente em Porto Alegre, a partir desta segunda-feira. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Mulher Consciente (IMC).

Os contraceptivos subdérmicos (colocados sob a pele) de progestágeno, doados pelo IMC é considerado um método eficaz e dura três anos. A vantagem, segundo a Prefeitura da capital gaúcha, é que elimina-se o problema da adolescente esquecer de tomar o comprimido.

O objetivo da Prefeitura é fazer dessa distribuição inicial um projeto-piloto. Se o resultado for positivo, o programa de prevenção à gravidez será ampliado.

A Secretaria da Saúde pretende também orientar as meninas sobre a gestação precoce e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Médicos e enfermeiros das unidades de saúde foram capacitados pelo IMC e pelo fabricante dos contraceptivos.

A indicação das pacientes será feita pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e por profissionais das unidades de saúde. Os critérios são baseados rigorosamente na renda familiar