ASSINE
search button

Primeiros computadores portáteis de baixo custo chegarão ao país

Compartilhar

Agência Brasil

SAN FRANCISCO - Os 50 primeiros computadores portáteis que serão usados pelos participantes do programa Um Computador por Aluno chegarão ao país nesta segunda-feira.

A entrega simbólica foi feita nesta sexta-feira, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por um dos fundadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (EUA), Nicholas Negroponte, na Base Aérea de Guarulhos.

Essas unidades, que custam cerca de US$ 100 e são produzidas pela Organização Não-Governamental One Laptop Per Child (OLPC - Um computador por criança), ligada ao Instituto norte-americano, serão utilizadas para testes.

O projeto nasceu de proposta feita pela OLPC ao governo brasileiro, no início de 2005. A organização pretende vender um milhão de computadores portáteis a baixo custo, mas para chegar ao baixo valor é necessário reunir pelo menos cinco pedidos de um milhão de unidades, de um ou mais países.

Ao levar um computador a cada aluno, o projeto pretende revolucionar a educação, já que atingirá o ensino público fundamental e o médio. Os alunos poderão levar o equipamento para casa, o que propiciará a inclusão digital de toda a família. O terceiro objetivo é incluir a cadeia produtiva do país no projeto.