ASSINE
search button

National Geographic filma imagens de animais em útero materno

Compartilhar

EFE

LONDRES - A National Geographic conseguiu filmar a gestação inteira, desde a concepção até o nascimento, de um elefante, um golfinho e um cachorro, informou hoje o canal britânico de televisão 'Channel 4', que exibirá esse documentário no Natal.

O inovador programa, de duas horas de duração, pôde ser gravado graças à aplicação de um scanner de ultra-som e o uso de ecógrafos de três dimensões, imagens geradas por computador e microcâmeras.

Entre as assombrosas imagens que os telespectadores poderão ver neste Natal, se destacam a do feto de um golfinho de oito semanas que aprende a nadar no ventre de sua mãe, assim como um elefante em miniatura em pleno processo de gestação.

- O documentário, intitulado 'In the Womb: Animals' ('No ventre materno: animais'), ressalta alguns fatos fascinantes sobre nosso patrimônio evolutivo - afiirmou Jeremy Dear, chefe de desenvolvimento de Pionner Productions, que fez o programa para o 'Channel 4'.

As imagens revelam com detalhes a evolução da gravidez de uma elefanta durante 22 meses que culmina no parto de um filho que pesa nada menos que 120 quilos, embora já tivesse começado a exercitar suas patas no útero materno com 18 semanas de vida intra-uterina.

No caso do golfinho, é possível acompanhar como o pequeno mamífero desenvolve, durante uma gravidez de um ano, todas as faculdades que o permitirão nadar a uma velocidade de até 35 km/h e detectar uma presa a uma distância de até 90 metros.

As imagens do cachorro são igualmente impressionantes, pois se observa como o feto já conta, aos 63 dias, com tudo o que é necessário para sobreviver no mundo exterior, como um agudo sentido de olfato e a habilidade de detectar sons a longa distância.

Os produtores do documentário já haviam surpreendido, no ano passado, com o programa 'Vida antes do nascimento', um filme que mostrava o desenvolvimento de um feto humano.