ASSINE
search button

França inaugura o maior centro médico sobre o cérebro do mundo

Compartilhar

EFE

PARIS - O primeiro-ministro da França, Dominique de Villepin, inaugurou hoje em Saclay um centro médico especializado no cérebro, que também se voltará para a pesquisa, que ficará dentro de um grande complexo do Comissariado da Energia Atômica (CEA).

Villepin, que disse querer fazer de Saclay o primeiro território na inovação na Europa afirmou que o objetivo é "unir mais nossas forças" para "rivalizar com Cambridge, com 0 Vale do Silício e com os centros de pesquisa mais ambiciosos que se constituem em Índia ou China".

Dentro desta dinâmica, ele anunciou que o número de funcionários do Instituto Nacional de Informática e Automação de Saclay serão dobrados entre 2005 e 2009 para superar o número de 450 pessoas.

O novo centro consagrado ao cérebro, batizado de NeuroSpin, terá um investimento inicial de 41 milhões de euros antes de sua ampliação prevista dentro de um programa de cooperação entre França e Alemanha, e começará a funcionar no início de 2007.

Os 11 mil metros quadrados de laboratórios do edifício futurista do NeuroSpin deverão receber cerca de 150 cientistas de várias especialidades, como neurociências, radiologia e física nuclear.

O complexo se concentrará no estudo das doenças neurodegenerativas e no derrame cerebral, que é a terceira causa de morte na França e a primeira causa de invalidez, mas também no funcionamento normal do cérebro.

Isto envolve a pesquisa sobre o motivo que leva as pessoas a não usarem o cérebro da mesma forma, mas também formas de melhorar os atuais métodos de aprendizagem, otimizar as relações entre homens e máquinas e corrigir problemas sensoriais.