ASSINE
search button

Agência européia quer adiar lançamento de missão a Marte

Compartilhar

EFE

PARIS - A Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) estuda a possibilidade de adiar para 2013 o lançamento da missão ExoMars, que pretende buscar resquícios de vida em Marte, informou nesta sexta-feira o jornal francês Le Figaro.

Além disso, os cientistas europeus analisam a possibilidade de lançar o veículo a bordo de um Ariane-5, e não de um Soyuz, como estava previsto inicialmente.

Embora a decisão definitiva sobre as mudanças na missão só vá ser tomada no início de 2007, acredita-se dentro da ESA que a idéia de adiar em dois anos o lançamento pode favorecer seu desenvolvimento logístico.

A missão ExoMars, prevista para ser lançada em 2011 a bordo de um foguete russo Soyuz em sua nova versão 2-1B, foi aprovada pelo comitê ministerial da ESA, e recebeu um financiamento de 651 milhões de euros.

O diretor dos programas de vôo da ESA, Daniel Sacotte, afirmou ao jornal Le Figaro que, "embora do um ponto de vista mecânico, 2013 seja menos propício que 2011, esta opção oferece uma margem melhor para o desenvolvimento da missão em boas condições, e para a garantia de um resultado científico satisfatório".

Agora, o principal problema dos cientistas europeus é o da massa suportada pela missão, que inclui um veículo espacial e uma central fixa geofísica, material que pode ser excessivo para um Soyuz.