Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

Ciência e Tecnologia

Programa reduz mortalidade decorrente de doenças cardíacas

Jornal do Brasil

RIO - A Sociedade Brasileira de Cardiologia/ Funcor, em parceria com a Novartis, promove no dia 28, no Rio, o PrevenAção. O programa, que pretende reduzir em 2% a mortalidade decorrente de doenças cardiovasculares por meio de ações de educação, visitará cerca de 50 cidades brasileiras nos próximos dois anos. - Mudanças de hábito no dia-a-dia poderão salvar seis mil vidas anualmente - conta o responsável pelo PrevenAção e diretor da SBC/ Funcor, Álvaro Avezum.

Para atingir esse objetivo, o PrevenAção é direcionado para três públicos distintos: população, classe médica e hospitais. A população receberá folhetos informativos com os principais fatores de risco, orientações sobre como preveni-los e de que forma adotar um estilo de vida mais saudável. Durante workshops nessas cidades, médicos e profissionais de saúde obterão instruções sobre prevenção cardiovascular. Os hospitais das cidades participantes também integrarão o PrevenAção, sendo educados sobre prevenção cardiovascular,recebendo as diretrizes da SBC para os vários fatores de risco, como hipertensão, colesterol, obesidade, entre outros.

- Os fatores de risco são determinantes para o aumento da incidência das doenças do coração. A obesidade, por exemplo, eleva em 225% as chances de um ataque cardíaco. Já a pressão alta aumenta em 110% e o diabetes faz crescer a possibilidade de um evento cardiológico em 200%. O estresse eleva o risco de um enfarte em 60%. Por outro lado, ingerir frutas, verduras e legumes diariamente diminui em 30% as chances dessas doenças - revela Avezum.

Para o diretor médico da Novartis, André Feher, o programa é uma forma de promover a prevenção de complicações decorrentes de doenças cardiovasculares e uma ferramenta importante para conscientizar a população brasileira sobre como precaver os fatores de risco.

O PrevenAção estará no dia 28, das 8h às 13h, no Fluminense Football Club, na Rua Álvaro Chaves, 41 - Laranjeiras. O Sesi Jacarepaguá, na Avenida Geremário Dantas, 342, no Tanque, também recebe o programa das 9h às 10h. E no Sesi Laranjeiras, na Rua Ipiranga, 75, Laranjeiras, as atividades acontecem de 9h às 10h.

Compartilhe: