ASSINE
search button

Prefeitura irá distribuir 500 mil camisinhas no carnaval de São Paulo

Agentes de saúde estarão nos desfiles, blocos e outros espaços para conscientizar a população

Compartilhar

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do sexo seguro, 250 agentes da Prefeitura irão distribuir cerca de 500 mil preservativos e panfletos com informações sobre prevenção e orientação aos foliões da cidade. A ação acontecerá durante todo o carnaval em locais com grande concentração de pessoas.

Os Pronto Socorros, que funcionam 24 horas, estarão com equipes preparadas para atender às demandas específicas do período de carnaval, como acidentes, uso abusivo de álcool e drogas, além de prestar orientações e distribuir a medicação usada pós-exposição de risco (PEP).

Distribuição

As ações para orientar a população acontecem em todas as regiões da cidade. As escolas de samba e grupos recreativos, que possuem uma relação mais próxima com suas comunidades, ajudarão a fortalecer a conscientização não apenas durante os dias de folia, mas ao longo de todo o ano.Outro ponto importante são as ações nos blocos regionais, fora do centro expandido. Os terminais de ônibus receberão reforços quantitativos nos pontos de distribuição de camisinha já existentes.No Centro da cidade, as regiões da Rua Augusta e do Largo do Arouche serão pontos com ações intensificadas pela Prefeitura.

O que fazer em uma situação de risco?

Em caso de descuido e relação sexual desprotegida, a Prefeitura de São Paulo orienta a procurar imediatamente um dos 48 postos de distribuição de Profilaxia Pós-Exposição (PEP) da cidade, destes, 32 possuem atendimento 24 horas. O aplicativo para celulares “Tá na mão” também oferece todas as informações sobre as medidas a serem tomadas em caso de exposição a uma situação de risco.

Cuidado contra a Dengue

Para quem vai viajar, a Prefeitura reforça o chamado para a conscientização dos cuidados contra a dengue e pede para a população não deixar galões, garrafas, pneus e outros objetos em casa que possam acumular água durante as chuvas.