ASSINE
search button

Enredo é principal critério de desempate para escolas do Rio. Não haverá rebaixamento

Compartilhar

O quesito enredo será o principal critério de desempate para as escolas de samba do Rio de Janeiro. O critério foi definido em um sorteio feito na tarde desta quarta-feira (1º) na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Como sempre ocorre, o quesito será o último a ter suas notas apuradas na Praça da Apoteose.

>> Acompanhe minuto a minuto a apuração

Também ficou decido que nenhuma escola do Grupo Especial será rebaixada para a Série A. A decisão foi tomada pela Liesa após reunião de emergência nesta tarde, e teve como argumento os acidentes envolvendo os carros da Paraíso do Tuiuti e da Unidos da Tijuca. "Foi um consenso. Entendo que é justo pelo que o carnaval do Rio representa. Acho que as escolas tiveram um entendimento de que não ocorreria uma penalização", afirmou Ricardo Abrãao, presidente da Beija-Flor.

Ao todo, as escolas de samba são avaliadas em nove quesitos. Cada quesito é avaliado por quatro jurados independentes. Eles concederam as notas no dia do desfile em envelopes que foram lacrados e guardados pela Liesa. Estes envelopes só são abertos nesta quarta-feira, durante a apuração, na frente de representantes de todas as escolas.

A apuração das notas será feita na seguinte ordem: alegorias e adereços, bateria, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo. Para o critério de desempate é considerada a ordem inversa da divulgação das notas, o que significa que, depois de enredo, os principais quesitos são mestre-sala e porta-bandeira, harmonia e assim, sucessivamente. 

A previsão é que a apuração comece às 16h45. As seis primeiras colocadas se apresentam novamente no Desfile das Campeãs, no próximo sábado (4). 

Desfile

Na primeira noite,  Salgueiro e Beija-Flor levantaram o público com suas torcidas numerosas. A Grande Rio causou frisson com Ivete Sangalo na Sapucaí, e a Imperatriz Leopoldinense emocionou com a homenagem a lideranças indígenas do Xingu.

Já na segunda noite de desfiles, Mangueira e Portela encerraram os desfiles como fortes candidatas ao título. A verde-e-rosa levou o enredo sobre santos que reúnem devotos no Brasil e emocionou com alegorias poderosas como as de Nossa Senhora Aparecida, Iemanjá e São Jorge. Já a Portela terminou o desfile com gritos de "É campeã!". A escola contou a relação histórica entre a humanidade e os rios, passando também por lendas e religiões. A Portela lembrou Paulinho da Viola e o samba "Foi um rio que passou em minha vida" e também protestou contra a tragédia ambiental com a barragem da Samarco em Mariana.

Com Agência Brasil