ASSINE
search button

Campeã do Grupo Especial do Rio será definida nesta quarta-feira

Compartilhar

As emoções dos desfiles de domingo e de segunda-Feira de carnaval continuarão na tarde desta quarta-feira de cinzas, dia 1º de março, aniversário da Cidade do Rio de Janeiro, quando as atenções estarão voltadas para a apuração do resultado dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, a partir das 15 horas. 

As arquibancadas populares dos Setores 12 e 13, na Praça da Apoteose, onde é montado o palco da apuração, estarão franqueadas ao público.

Os julgadores deram notas entre 9 e 10 para cada quesito. Foram avaliados nove quesitos: harmonia, samba-enredo, evolução, comissão de frente, fantasias, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, enredo e bateria. Depois de apuradas as quatro notas em cada quesito, a nota mais baixa é descartada.

Quem somar o maior número de pontos será declarada a campeã do carnaval 2017. As seis primeiras colocadas se apresentam novamente no Desfile das Campeãs, no próximo sábado (4). A última colocada entre as 12 escolas será rebaixada para o Grupo de Acesso (Série A).

Desfile

Na primeira noite,  Salgueiro e Beija-Flor levantaram o público com suas torcidas numerosas. A Grande Rio causou frisson com Ivete Sangalo na Sapucaí, e a Imperatriz Leopoldinense emocionou com a homenagem a lideranças indígenas do Xingu.

Já na segunda noite de desfiles, Mangueira e Portela encerraram os desfiles como fortes candidatas ao título. A verde-e-rosa levou o enredo sobre santos que reúnem devotos no Brasil e emocionou com alegorias poderosas como as de Nossa Senhora Aparecida, Iemanjá e São Jorge. Já a Portela terminou o desfile com gritos de "É campeã!". A escola contou a relação histórica entre a humanidade e os rios, passando também por lendas e religiões. A Portela lembrou Paulinho da Viola e o samba "Foi um rio que passou em minha vida" e também protestou contra a tragédia ambiental com a barragem da Samarco em Mariana.