ASSINE
search button

Orquestra Voadora, Último Gole e Banda de Ipanema arrastam foliões 

Compartilhar

As ruas do Rio de Janeiro continuam “ocupadas” pelos foliões que não querem se despedir do Carnaval. No Aterro do Flamengo, a Orquestra Voadora reuniu 120 mil pessoas e o Bloco da Gold, na Barra da Tijuca arrastou 150 mil foliões pelas ruas. Outro bloco na Zona Sul que levou um grande número de seguidores foi o Vagalume O Verde com 50 mil pessoas em seu cortejo pelo Jardim Botânico e uma multidão segue a Banda de Ipanema pelo bairro. 

O Último Gole, na Lagoa, pretende reunir 10 mil foliões no Parque dos Patins e a Banda do Largo da 2ª Feira, arrasta um público de 3 mil foliões nas principais ruas da Tijuca, estimam os organizadores. 

E como ainda é Carnaval, a folia vai atravessar a noite, com a Banda das Quengas, na Lapa com um cortejo de cerca de 15 mil foliões e na Ilha do Governador, o “parado” Block’n Roll invade a Praça Iaiá Garcia.    

A Coordenação de Controle Urbano (CCU) e a Guarda Municipal atuam em conjunto para coibir a presença de ambulantes não autorizados. Na tarde desta terça-feira (28/2), não ocorreram apreensões. 

A Operação Carnaval da Comlurb continua pelas ruas do Rio para manter a cidade limpa, mesmo com o considerável aumento no número de foliões que brincam nos blocos. Tudo isso por conta da logística de limpeza baseada no Protocolo de Blocos, que imprime mais agilidade e eficiência aos trabalhos. A Companhia já recolheu 185,85 toneladas de resíduos entre a segunda noite de desfiles do Grupo Especial no Sambódromo e o dia de hoje. 

Do Sambódromo foram retiradas 30,70 toneladas de resíduos da parte interna e externa, sendo 5,4 toneladas de recicláveis entregues às cooperativas cadastradas, e 25,30 toneladas de orgânicos. Do carnaval de rua, com blocos, bailes e festas nas vias públicas e dos parques, em toda a cidade, outras 155,15 toneladas de resíduos foram recolhidas pelas equipes de limpeza. Desse total 1,78 toneladas foram removidas dos parques Madureira e Manoel Bandeira, na Ilha do Governador. Da Zona Sul, mais 19,40 toneladas somente do bloco Sargento Pimenta, no Aterro do Flamengo e nas ruas da Zona Oeste 16,67 toneladas foram recolhidas dos blocos e bailes de rua. 

Os blocos do Centro e Zona Sul, também merecem destaque, no Afroreggae 3,20 toneladas e a Banda de Ipanema Infantil com 1,28 toneladas; na Barra da Tijuca, a Banda de Santa Clara gerou 1,26 toneladas de lixo, já o Piscinão de Ramos 3,08 toneladas de resíduos, a Banda Queima Bangu teve 1,20 toneladas e o Carnaval de Rua em Campo Grande, Zona Oeste, teve 6,83 toneladas de resíduos. 

A Guarda Municipal está atuando no ordenamento urbano e na fiscalização de trânsito, para garantir a fluidez do tráfego.