ASSINE
search button

Sargento Pimenta embala o Aterro do Flamengo

Compartilhar

Nesta segunda-feira de Carnaval os foliões acordaram cedo para seguir os 63 blocos que desfilarão pelas ruas do Rio. O público, no Aterro do Flamengo, embalado pelo Sargento Pimenta transformou o local em um “jardim de foliões”. Na orla do Leme, o Bloco Virtual estima que arrastou 20 mil pessoas até sua “concentração final” na Praça Almirante Julio de Noronha. No Leblon, o Corre Atrás agitou as ruas do bairro e no Centro, o Afroreggae, fez a festa para milhares de pessoas.

A manhã também foi agitada na Barra da Tijuca, com o Samba da Santa Clara, na Ilha do Governador, foi o Polvo da Ilha que colocou seus cerca de 2 mil participantes para cair na folia e o Nova Geração do Zumbi coloriu as ruas do bairro.

O público infantil marcou presença no Largo do Machadinho, Mas Não do Meu Suquinho. Acompanhado de seus responsáveis, cerca de 1.200 foliões mirins se divertiram no bloco, segundo os organizadores.

A Coordenação de Controle Urbano (CCU) e a Guarda Municipal atuaram em conjunto para coibir a presença de ambulantes não autorizados. Na manhã desta segunda (27/2), foram apreendidos 83 itens, como bebidas alcoólicas, bebidas não-alcoólicas e carrinho de supermercado. 

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) removeu, neste domingo, um total de 91 veículos estacionados irregularmente em pontos de folia. A maioria estava em áreas de desfile de blocos: 32 no Cordão do Boitatá (Centro), dez no Areia (Leblon), 15 no Bangalafumenga (Aterro do Flamengo), cinco no Simpatia É Quase Amor (Ipanema), um no Cachorro Cansado (Flamengo) e outros nove nos blocos Primeiro Amor (Barra da Tijuca), Badalo de Santa Teresa (Santa Teresa) e Folia do Galo (Copacabana). As outras remoções foram no entorno do Sambódromo (15) e da Avenida Intendente Magalhães (4), onde acontece o desfile de escolas do Grupo B. 

Lixo

O domingo de Carnaval gerou cerca de 150 toneladas de resíduos em toda a cidade. Na primeira noite de desfiles do Grupo Especial no Sambódromo, a Comlurb recolheu aproximadamente 58 toneladas de resíduos da parte interna, sendo que foram 5t de recicláveis, que vão para as cooperativas cadastradas e 14,6 toneladas das partes interna e externa.

Os blocos de rua que desfilaram no domingo (26\2) deixaram 45 toneladas de resíduos e 40 toneladas foram retiradas das áreas onde aconteceram bailes e coretos. Da Av. Intendente Magalhães, em Campinho, foram removidas 7,2 toneladas de resíduos.

Hoje e durante todo o Carnaval, a Companhia mobiliza 665 garis e 120 equipamentos por operação, dividido em três turnos, para garantir a manutenção do Sambódromo, todo o entorno e o Terreirão do Samba. Este ano a Companhia traz uma novidade: 20 garis mulheres pilotam as minivarredeiras, atribuindo graça e agilidade aos serviços. A operação no Sambódromo termina após o Desfile das Campeãs.

À tarde a folia pede passagem com o Bloco da Segunda, em Botafogo, às 17h, que estima levar 10 mil pessoas em seu cortejo e o Balança Meu Catete, às 18h,no Catete, Zona Sul da cidade, entre tantos outros que invadirão à noite.