ASSINE
search button

Transportes e universidade firmam parceria para pesquisas em mobilidade

Objetivo é a melhoria da infraestrutura logística no estado

Compartilhar

A Secretaria de Transportes e a Universidade Estácio de Sá firmaram um Protocolo de Intenções para o Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas relacionados aos Planos Estratégico de Logística e Cargas (PELC 2045) e Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) do Estado. O objetivo é criar um instrumento de colaboração mútua, visando o desenvolvimento de estudos e pesquisas direcionados à área de engenharia de transportes e melhoria da infraestrutura logística no Estado.

O secretário de Transportes ressaltou que o momento é de planejar para que, futuramente, seja possível colocar em prática uma carteira robusta de projetos em mobilidade urbana.

"O PELC e o PDTU vão nos ajudar a traçar linhas de desenvolvimento futuro na infraestrutura do Estado. A partir dessas linhas-mestras, será possível detalhar as potencialidades, a fim de atrair a iniciativa privada para, lado a lado com o Estado, desenvolver soluções viáveis não somente para o transporte de passageiros, mas também de cargas, seja em formato de concessão ou parceria público-privada", afirmou Rodrigo Vieira.

Segundo o subsecretário de Transportes, Delmo Pinho, o convênio deve durar dois anos e estará aberto também a alunos de outros cursos e campi da universidade.

"Nossa ideia é que vários grupos atuem em paralelo, identificando as melhores práticas e situações inovadoras que possam ser adaptadas e aplicadas no Rio de Janeiro, no intuito de melhorar o sistema de mobilidade e logística", resumiu Delmo.

O professor Antonio Elder, coordenador do Curso de Economia, explicou que a ideia do convênio surgiu da necessidade de debater soluções para o enfrentamento da crise.

"O Rio de Janeiro tem história, cultura e é a segunda economia do Brasil", disse Elder.

O reitor da Universidade Estácio de Sá, o professor doutor Ronaldo Mota, demonstrou interesse em repetir a parceria – inédita no curso de Economia – em outras áreas de ensino, e frisou que não só a instituição, mas também a sociedade, têm muito a ganhar.

"A universidade tem uma obrigação básica de ministrar um bom ensino, mas ela se consolida quando vai além. Ao se envolver no conjunto de problemas e soluções associadas ao mundo da logística e dos transportes, a instituição colabora com o setor público e enriquece seu conhecimento, garantindo que todos aqueles que participam desse empreendimento sejam melhores alunos e docentes", disse Mota.