ASSINE
search button

Lei Seca realiza ação educativa em blocos

Blitzes de fiscalização também acontecem durante o carnaval

Compartilhar

Para proporcionar mais segurança ao folião na volta para casa após os blocos ou passeios, a Operação Lei Seca intensifica as blitzes de fiscalização e as ações de conscientização durante o Carnaval nos blocos de rua, praias e cachoeiras do estado. O esquema especial acontece até terça-feira (28/2), contando com um efetivo de 250 agentes. No total, serão realizadas 65 ações.

Para as ações educativas, a operação escolheu blocos com maior concentração de pessoas, como o Carmelitas (Santa Teresa), Banda de Ipanema (Ipanema), Cordão da Bola Preta (Centro), Bloco da Favorita (Copacabana), Carrossel de Emoções (Barra da Tijuca), Simpatia é Quase Amor (Ipanema), Loucura Suburbana (Engenho de Dentro) e Sargento Pimenta (Glória). 

Um dos blocos que recebeu a ação de conscientização foi o Cobra Sarada, que se concentra no Parque Guinle, em Laranjeiras, e que atrai muitos jovens. Os frequentadores aprovaram a ação dos agentes, que distribuíram ventarolas e adesivos e alertaram sobre a importância de se voltar para casa com segurança.

"Acho importante a ação, porque a maioria dos jovens acha que nunca vai acontecer nada. E às vezes eles se envolvem em acidente após beber e prejudicam outros motoristas que nem beberam ", comentou a aposentada Diva Moura, que foi levar o neto Guilherme ao bloco.

Escolher blocos infantis entre os alvos da ação é uma estratégia.

"É bom que as crianças cresçam com a ideia de que é errado misturar bebida e direção", ressaltou o chefe de equipe de Educação e Conscientização da Lei Seca, Wallace Abreu dos Santos.

Balanço dos anos anteriores

No ano passado, mais de 6.800 motoristas foram abordados pela Lei Seca no período do Carnaval. Desses, 563 apresentavam sinais de embriaguez, o que representa 8,2% do número total. Também foram aplicadas 1.745 multas, 229 veículos foram rebocados e 528 carteiras de habilitações foram recolhidas nesse período.

Em 2015, 5.600 motoristas foram abordados pelas operações no Carnaval. Deste total, 441 tinham sinais de alcoolemia (7,9%). No ano anterior, esse número foi ainda maior. Foram abordados, em 2014, 5.878 motoristas, e detectada alcoolemia em 9,3% deles, ou seja, 545 motoristas tinham bebido antes de dirigir.

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Governo, é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009.