ASSINE
search button

Blocos tomam ruas do Rio neste sábado de carnaval

Cordão do Bola Preta levou 800 mil pessoas ao centro e Favorita 500 mil, em copacabana

Compartilhar

O Rio de Janeiro despertou bem cedinho neste sábado de Carnaval para acompanhar às 8h o Céu na Terra, em Santa Teresa. Nas ruas do Centro, com 800 mil pessoas acompanhando o Cordão da Bola Preta e em Copacabana, 500 mil seguidores foram atrás do Bloco da Favorita. Ainda na Zona Sul, o Empolga às 9 arrastou foliões em Copacabana e o Escangalha!, na Gávea, comemorou seu 10º aniversário.  Serão 78 blocos desfilando hoje pela cidade.

A Coordenação de Controle Urbano (CCU) e a Guarda Municipal atuam em conjunto para coibir a presença de ambulantes não autorizados. Na manhã deste sábado não houve apreensões. Apesar de ter efetuado diversas prisões e apreensões pela cidade, a GM não registrou nenhuma ocorrência em blocos na noite de ontem. 

A Operação Carnaval de Rua da Comlurb removeu 35,5 toneladas de resíduos dos locais em que ocorreram desfiles na cidade, até ontem à noite. As equipes do Programa Lixo Zero multaram ontem 84 foliões por urinar em vias públicas e 91 por descarte de lixo. Hoje, só no Bola Preta foram 88 multas - 12 por lixo e 76 por urina. 

Os foliões contam com uma ampla infraestrutura durante o fim de semana com banheiros químicos e contêineres para os desfiles dos blocos de rua.  Um posto médico está em funcionamento.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) rebocou 24 veículos, sendo quatro na área do bloco Carmelitas, em Santa Teresa, outras quatro no Rola preguiçosa tarda, mas não falha, e 16 no entorno do Sambódromo, onde foram aplicadas 27 infrações. Os veículos removidos podem ser retirados todos os dias das 8h às 17h do Depósito da Prefeitura que fica na Pedro II, 67, na esquina da Francisco Bicalho, em São Cristóvão, próximo à Leopoldina. Mas a liberação só acontece se não houver débitos vencidos de IPVA e multas, e após o pagamento do DARM (Documento de Arrecadação Municipal). 

Para consultar se o veículo foi rebocado, basta acessar o site www.rio.rj.gov.br/web/seop. Mais informações podem ser também obtidas n o telefone 2976-4523, do Centro Operacional da GM.

A tarde será de muita animação com o Bloco do Barbas, em Botafogo, às 15h e a Banda de Ipanema, às 17h30.

Em outros pontos da cidade como na Lapa, às 16h, o Carioca da Gema, “concentra” com 5 mil pessoas, segundo os organizadores. Para quem ainda tiver disposição, na Tijuca, o Cordão Alegria da Tijuca desfila a partir das 18h e no Grajau, o Seu Kuka põe o bloco na rua às 19h.