ASSINE
search button

Bloco do Clube do Samba desfila na terça-feira com homenagem a Ziraldo

Compartilhar

Os 37 anos do Bloco do Clube do Samba serão comemorados em grande estilo na terça-feira de carnaval (28). Com enredo em homenagem ao cartunista Ziraldo, a agremiação faz uma sátira à situação política do país, que mistura Eike Batista, Eduardo Cunha e o Menino Maluquinho. O samba foi composto por Diogo Nogueira (filho de João Nogueira, fundador do Clube), em parceria com Leandro Fregonesi, Ciraninho de Castro e Rafael dos Santos. A concentração será às 15h na esquina da Avenida Atlântica com Santa Clara. O desfile começa às 17h, seguindo em direção ao Posto 5. 

Fundado em 1980, o bloco deve atrair até 8 mil foliões este ano, embalados por 30 ritmistas da Acadêmicos do Cubango (a escola de Niterói desfila pelo grupo de Acesso A com enredo sobre João Nogueira). O bloco reúne ainda um grupo de intérpretes que fazem parte do movimento de retomada do Clube: Julio Estrela, Leandro Fregonesi, Thais Macedo, Juliana Diniz (neta de Monarco), Beatriz Rabello e Flavia Saolli.  

A escolha de Ziraldo como enredo não foi casual. Há 30 anos o cartunista assina as camisetas do bloco, que já homenageou personalidades como Sobral Pinto, Cartola, Lupicínio Rodrigues e Vó Maria (viúva de Donga). Desta vez a imagem que estampa a camiseta é uma fusão dos rostos de João Nogueira e do próprio Ziraldo (em anexo).  

Para Clarisse Nogueira, filha de João e diretora do Clube, a homenagem a Ziraldo é muito gratificante: “Ele é uma grande referência para nós. Ziraldo não apenas assina as camisetas do bloco, como também já desfilou no ano em que o Clube fez uma sátira aos Anões do Orçamento. É uma satisfação poder homenagear essa figura querida nesses 30 anos de parceria”, diz ela.   

A camiseta assinada por Ziraldo estará à venda na concentração.

Homenagem ao Ziraldo (Ziraldo é o personagem principal)

(Diogo Nogueira, Ciraninho de Castro, Leandro Fregonesi e Rafael dos Santos)

Vem pro Clube do Samba

Matar a saudade

Nos traços de um artista genial

Riscando esse chão

Desenhando versos

Ziraldo é o personagem principal

O Menino Maluquinho

Vem sambar com o Pererê

A onça e o jabuti

Tão botando pra ferver

Ê ê ê! Ê ê ê!

Na floresta brasileira

Tá rolando um Carnaval

Ê ê ê! Surreal!É que o bicho tá pegando

Quem diria, seu Cabral?(Ih! Legal!)

Trinta e sete anos do Clube do Samba

Se João falou, eu não vou me calar

"Eike" devaneio, bate o tamborim

Vi o Cunha grampeado

Na capa do Pasquim

E o meu pincel, pode acreditar,

Ele nunca vai ser brocha

Ele sempre vai pintar

(Então vamos sambar!)