ASSINE
search button

São Luiz do Paraitinga mantém a tradição das marchinhas

Compartilhar

A 187 quilômetros de São Paulo está São Luiz do Paraitinga, uma cidade histórica localizada na Serra do Mar. Repleta de belezas naturais, ela é considerada um dos destinos turísticos mais belos do estado.

No entanto, não são as cachoeiras e paisagens que mais movimentam a cidade. A época de carnaval atrai milhares de pessoas, especialmente por conta das famosas marchinhas de carnaval.

Nas ruas, é possível dançar e pular em mais de 20 blocos que tocam apenas as marchas dos antigos carnavais. É considerado um dos melhores lugares para passar a época de folia de todo o estado, com apresentações diárias.

Desfiles marcam festejos em São Luiz do Paraitinga

São os próprios moradores de São Luiz do Paraitinga que criam as marchinhas tão famosas da cidade. Elas são a principal atração nos blocos de rua que, apenas em 2015, atraíram mais de 150 mil pessoas. Em 2016, o evento começa hoje e vai até 10 de fevereiro.

Os festejos são diários no período de carnaval, contando com a presença de diversos blocos, nos quais cada um apresenta sua marchinha e fantasia próprias. Entre os mais famosos estão o Bloco Juca Teles, o Bloco Maricota e o Bloco Bexiga. Além disso, vários bonecos gigantes desfilam pelas ruas históricas, convidando as pessoas a participarem.

No entanto, esse clima alegre nem sempre fez parte da história do local. Em 1916, o Monsenhor Ignácio Gióia chegou à cidade proibindo todas as manifestações profanas, principalmente as carnavalescas.

Em pouco tempo criou-se uma lenda no município, dizendo que aqueles que festejassem o carnaval criariam rabo e chifre. Como consequência, foram cancelados todos os bailes e danças de rua.

Foi em 1981 que o carnaval ressurgiu na cidade com grande alarde. Com chamadas em telejornais e publicidade nacional, o Carnaval do Rabo e Chifre começou a fazer sucesso por ser celebrado com marchinhas próprias e novos blocos, como o Encuca a Cuca e o Ovelhas Negras, que exploravam o folclore e as lendas locais.