ASSINE
search button

Prefeitura do Rio vai distribuir 300 mil preservativos para foliões no carnaval

Compartilhar

A Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio lançou a campanha Vamos dar um Bang no HIV, estrelada pela cantora Anitta. A ação, que vai distribuir 300 mil preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante, visa prevenir e conscientizar a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), principalmente no carnaval.

O vídeo da campanha é uma adaptação do clipe original de Bang, sucesso da cantora Anitta. O coordenador especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson, disse que a iniciativa do Rio é a maior ação de rua de prevenção no país. “Esse hit da Anitta teve mais de 100 milhões de acessos e ela veio voluntariamente participar da nossa campanha, reconhecendo a importância da ação.”

A campanha será divulgada nos trens, nas estações de embarque do Pão de Açúcar, nos cinemas e nos ônibus expressos. A ideia é alertar a população que, sem o uso de preservativo, qualquer pessoa sexualmente ativa se expõe ao risco de infecção pelo HIV e outras DSTs como HPV, sífilis, e hepatites B e C.

A cantora Anitta disse que é importante levar essa campanha aos jovens e espera que muitos ouçam seu recado. “Eles querem cada vez mais curtir e se divertir e acabam esquecendo que aquele momento pode ter consequência para o resto da vida.”

Uma equipe da coordenadoria estará nos principais blocos, festas, na praia e nos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí para distribuir preservativos e material informativo sobre prevenção de DST/Aids.

De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, há dez anos os jovens de 13 a 19 anos fazem parte do segmento populacional mais infectado pelo HIV. Estes jovens estão iniciando a vida sexual em uma ápoca em que os novos tratamentos aumentaram a expectativa e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/Aids.