ASSINE
search button

RJ: Sociedade de Ortopedia lança campanha de prevenção de acidentes de trânsito

Iniciativa terá foco em atropelamentos, segunda maior causa de morte no período de Carnaval

Compartilhar

Durante o Carnaval de 2014, 155 pessoas morreram em 3.201 acidentes nas estradas federais brasileiras, o que representa 26 vítimas fatais a cada dia de folia. Para alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes de trânsito no período carnavalesco, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro (SBOT-RJ), lança nesta segunda-feira (9/2) a quinta edição da campanha “Folia sem Trauma – Não faça deste o seu último Carnaval”.

O foco deste ano é o atropelamento de pedestres, que foi a segunda maior causa de morte nas estradas federais do país no Carnaval do ano passado, com 22 registros, ficando atrás apenas das colisões frontais, que ocasionaram 61 mortes. No Estado do Rio foram registrados 252 acidentes com 117 feridos e oito mortes. De 1981 a 2013, os atropelamentos representaram metade das causas de morte por acidentes de transporte na cidade do Rio, de acordo com estudo mais recente do Instituto Pereira Passos, divulgado em 2013.

Criada em 2011 com o intuito de chamar a atenção para o aumento expressivo do número de atendimentos de urgência e emergência nos Hospitais do Rio durante os dias de folia, a campanha “Folia Sem Trauma”, junto com a intensificação da Operação Lei Seca, tem contribuído para diminuir os índices alarmantes constatados por órgãos responsáveis, os registros de acidentes em 2014 são os menores dos últimos 11 anos, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que constata também que o Estado do Rio lidera com queda de 44%.

“A contribuição da Sociedade, tanto do pedestre quanto do motorista, é muito importante, pois não existem dispositivos de segurança ou equipamentos de proteção que os pedestres possam aderir além da atenção redobrada ao transitar pelas ruas: parar no sinal, optar por atravessar nas faixas de pedestres e utilizar as passarelas disponíveis faz toda a diferença”, destaca o presidente da SBOT-RJ, Marcelo Campos.

A gravidade das lesões dos atropelamentos de pedestres e o maior risco de mortalidade são consequências diretas da velocidade do veículo, pois o risco de morte por atropelamento em que o veículo está a 30 km/h é de 10%, enquanto a 50 km/h esse índice sobe para 80%. Segundo o diretor de Projetos Especiais da SBOT-RJ, Luis Marcelo Malta, a entidade se compromete em contribuir para que a sociedade civil entenda os perigos de traumas ortopédicos que o trânsito pode ocasionar. “Os motoristas devem respeitar o direito alheio de ir e vir, o que é premissa para uma boa convivência. Todos somos pedestres; uns por algum momento do dia, outros todos os dias. Estamos expostos, nossos corpos correm risco de colisão com lataria, ferro, pneus, asfalto, meio-fio, postes entre outros elementos”, enfatiza.

Materiais promocionais da campanha serão distribuídos nos principais blocos da cidade durante o Carnaval. Polos gastronômicos que têm grande concentração de jovens também são alvo da campanha que se estende ao Sambódromo nos dois dias de desfile do Grupo Especial. Unidades de saúde do Estado receberão cartazes e fôlderes institucionais da campanha, que estará ainda exposta em outdoors em todas as regiões da cidade do Rio e também nos municípios de Duque de Caxias e São João de Meriti.