ASSINE
search button

União da Ilha do Governador aposta na emoção com Vinícius de Moraes

Compartilhar

Sem patrocínio, como declarou emocionado no início do desfile, o presidente da União da Ilha, Ney Filardis, a escola que levou para a Sapucaí a homenagem ao poetinha Vinícius de Moraes, esbanjou cores e impactos afetivos para contagiar quem acompanha o desfile chegar na avenida.

A pane no painel de LED que representava a tocha olímpica de Londres, no desfile da União da Ilha de 2012, deixou ressabiado o carnavalesco Alex Souza , que acabou perdendo pontos no quesito Alegorias. Também por este motivo a escola investiu menos, trazendo um Carnaval mais simples, sem grandes efeitos especiais.

Para fazer jus à memória de Vinícius de Moraes, a pluralidade da obra do poeta, pensador, músico, letrista e escritor, esteve presente em quase todos os setores, alas e carros da escola. Além disso, para cativar os jurados e o público do Sambódromo, a União da Ilha do Governador trouxe em destaques nos carros de bossa os músicos Toquinho e Carlos Lyra, parceiros de longa data do querido poetinha.

Outra referência forte, que faz parte da história de Vinícius, é a África e toda a religiosidade brasileira influenciada por lá. Assim, baianas apareceram como verdadeiras mães-de-santo e um carro com a imagem da mãe Menininha do Gantois, que guiava o músico quando vivo

Fernando Manoel, integrante da Evolução da União da Ilha resumiu em poucas palavras o que se passa na cabeça quando está entrando na avenida: “Vem só coisas boas na nossa mente”, disse ele.

Alas remetem ao poetinha

Uma das alas mais bem-humoradas da escola foi a 11ª, de nome Uma nova bossa, que brinca com a expressão “um banquinho e um violão”, que nas mãos da União, ganhou um banquinho com estampa do calçadão de Copacabana.

A quarta ala Os livros também comoveu a arquibancada. Cada membro da escola vestia um conto em tamanho humano que se abria e fechava. Dentro de cada obra, como o “Livro de sonetos” de 1957, havia um sentimento. Entre eles, o amor e a saudade.

Carnavalesco está de olho na concorrente

Quem estava observando de perto a União da Ilha chegando perto da Sapucaí era o carnavalesco da Beija-Flor de Nilópolis, Fran Sérgio.

Outros que passaram correndo pela concentração da União da Ilha foram os apresentadores Roberto Justus e Ticiane Pinheiro.