ASSINE
search button

Grande Rio festeja quarto lugar com celebridades

Compartilhar

Com diversas personalidades da TV Globo na passarela do samba, a Grande Rio deu continuidade aos desfiles das campeãs do Carnaval carioca 2012, realizados neste sábado (25), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Diferente do ocorrido na sexta-feira (24), em São Paulo, o local teve grande presença de público.

Com a apresentadora do Video Show, Ana Furtado, que representou a Deusa da Vitória, como rainha de bateria, a agremiação contou com a presença de atrizes como Susana Vieira, Arlete Salles, Christiane Torloni e o ator Luiz Salem, além de personagens do programa Zorra Total.

A agremiação apresentou ao público o samba-enredo Eu Acredito em Você. E Você?, que aborda a superação, responsável por garantir a quinta posição no Carnaval de 2012. Diversas histórias foram lembradas pela escola, que homenageou o atleta Lars Grael - presente como destaque de carro alegórico -, o maestro João Carlos Martins e o lutador de MMA Minotauro, entre outros personagens.

A comissão de frente mostrou a superação do medo na infância. Os dançarinos, fantasiados como crianças, fizeram coreografias em uma grande cama que atingia 7m de altura. Já o abre-alas mostrou uma revoada de anjos, simbolizando a superação pela fé. A alegoria trazia grandes esculturas de anjos e um carrossel em forma de coroa onde os integrantes voavam sobre a passarela. As atrizes Arlete Salles, Cristiane Thorloni e Vera Gimenez foram seus destaques.

A ala "O Sopro do Espírito Santo" trouxe as baianas da escola vestidas de branco e simbolizando a fé. Outras lembraram lendas e contos de superação, como "Superando o Preconceito: O Patinho Feio".

Em seguida, foram homenageadas diferentes personalidades com exemplos de superação, como a ginasta Georgette Vidor, o atleta Lars Grael, o músico Beethoven e o maestro João Carlos Martins, que desfilou na bateria da Grande Rio. As alegorias destacaram algumas das histórias, como a do lutador Minotauro, destaque do segundo carro, "Derrubando Gigantes", que mostrou a vitória de grandes obstáculos, como os vícios.

A superação de limites físicos foi lembrada na alegoria sobre o músico Ray Charles, que era cego. O carro mostrou um grande piano tocado por um ator. Outra destacou a superação através do esporte, com a equipe de basquete paraolímpica jogando em uma enorme quadra sobre o veículo. Como destaques, a ginasta Georgette Vidor e o nadador Clodoaldo Silva.

Nas demais alas, histórias de alguns povos da humanidade, como os judeus e os japoneses, que conseguiram vencer grandes adversidades como o holocausto e a bomba atômica. O fim do apartheid da África do Sul foi lembrado na quinta alegoria da escola, que homenageou Nelson Mandela. Com um grande chafariz ao centro, ela trouxe imagens de guerreiros africanos.

A velha guarda desfilou homenageando o ex-presidente Lula e a atual chefe do Executivo brasileiro Dilma Roussef, ambos por suas histórias pessoais. As alas mostraram ainda o projeto Afroreggae para lembrar a vitória sobre as adversidades sociais.

No encerramento, a escola destacou o povo brasileiro, sua garra e persistência. A alegoria trouxe um ônibus onde estavam os funcionários que trabalhavam no barracão da Grande Rio antes do incêndio de 2011. Havia também uma grande estátua representando Joãosinho Trinta, fantasiado de gari, para lembrar o enredo deRatos e Urubus, de 1989.