ASSINE
search button

RJ: Ensaio do Monobloco leva 3,5 mil pessoas para a Lapa

Compartilhar

 

Em clima de carnaval, o Monobloco levou 3.500 pessoas para a Fundição Progresso, na Lapa, centro do Rio de Janeiro, na madrugada deste sábado (19), para o seu primeiro ensaio rumo à folia. Composto basicamente por jovens, o público lotou o local e não parou de pular enquanto o grupo de percussão tocava vários ritmos nacionais, principalmente samba, marchinhas e canções da MPB.

A bateria do Monobloco mostrou estar bem ensaiada, realizando algumas paradinhas ao longo da apresentação. Os ritmistas tocavam instrumentos como surdos, caixas, repiques, tamborins, agogôs e cuícas.

Ao contrário das escolas de samba, onde não é tão comum encontrar mulheres tocando na bateria, no Monobloco elas ditam o ritmo até no surdo de marcação. Tudo isso sem perder o jeito feminino. Algumas enfeitam a cabeça com adereços como orelha de coelho em veludo rosa, flores, bonés com lantejoula e pequenos chapéus estilizados.

Os cantores Pedro Luís, Fábio Allman, Renato Biguli e Alexandre Momo apresentaram um repertório que não deixou ninguém ficar parado. Teve sambas-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, marchinhas carnavalescas tradicionais de João Roberto Kelly, o forró de Alceu Valença, o soul de Tim Maia e ritmos mais contemporâneos, como Cidade Negra, por exemplo. Guitarra e baixo acompanhavam o batuque.

"É a primeira vez que acompanho um ensaio do Monobloco. Está sendo marcante. Não consigo ficar parado, a atmosfera é contagiante. Agora que descobri isso aqui, não perco mais. Pretendo voltar sempre que for possível", disse o universitário Pedro Guedes, de 22 anos.

Mais experiente em ensaios do Monobloco, a estudante Patrícia Sá, de 19 anos, já frequenta a Fundição Progresso há dois anos. Segundo ela, os eventos promovidos pelo grupo são imperdíveis. "O mais legal é a mistura de ritmos brasileiros ao som de uma bateria de escola de samba. Tem samba, forró, música baiana", aprovou.

Até o carnaval, o Monobloco volta à Fundição todas as sextas à noite. Esta época do ano o grupo tem shows marcados em diversas regiões do país. No dia 1º de março, aniversário do Rio de Janeiro, o Monobloco faz uma apresentação gratuita na Quinta da Boa Vista, no jardim zoológico.

Famosos curtiram o Monobloco

 Algumas celebridades estiveram nos camarotes da Fundição Progresso para acompanhar o ensaio de estreia do Monobloco. Entre eles estava o ator Marcelo Serrado, que afirmou ser folião. "Adoro carnaval, todo esse clima. Vou desfilar na Porto da Pedra e agora estou prestigiando o Monobloco, onde toquei por três anos. Hoje em dia não toco mais, apenas desfilo".