Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Maio de 2018 Fundado em 1891
Borbulhantes

Borbulhantes

Hildegard Angel


Dilma e Cristina Kirchner em Buenos Aires

Jornal do Brasil HILDEGARD ANGEL

1 e 2 - Dilma e Cristina Kirchner jantaram na terça-feira, em Buenos Aires, no “Café Las Palabras”, refúgio do ex-embaixador argentino no Vaticano, Eduardo Valdés, que homenageia personalidades da cultura Argentina. Noite de solidariedade, começou com ato reunindo alguns dos principais artistas argentinos, com show pela libertação de Lula. Presentes, ex-presidentes de Argentina e Colômbia, o prêmio Nobel Esquivel,  Estela, das ‘Avós da Praça de Maio’, Eduardo Valdes e Jorge Taiana, do Parlasul, as deputadas Laura Alonso e Mayra Mendoza, o governador da província San Luis, Alberto Saá, e o prefeito de Avellaneda, da grande Buenos Aires. (fotos Olimpio Cruz Neto) 

Dilma e Cristina Kirchner jantaram na terça-feira, em Buenos Aires

3 - A São Clemente aposta alto para o Carnaval 2019 em Giovanna Justo, a nova porta-bandeira. Com mais de 20 anos de Sapucaí, e quatro campeonatos - Mangueira (1998 e 2002) e na Tijuca (2010 e 2012) - ela reencontra a Passarela após um ano sabático, longe dos batuques e holofotes.  Ela chega para trabalhar com o mestre-sala Fabrício. Sobre o que a fez retornar à São Clemente, não esconde o anseio por mais um título: “O projeto  é incrível, o presidente está investindo na escola e a São Clemente vem com tudo esse ano”. 

4 - Yolanda Barros Barreto, a ótima fotógrafa de arte, especializada em registrar o que o Rio tem de lindo, dublê de grande anfitriã, em temporada parisiense, entra aqui para dar um toque de elegância a esta página

5 - A Hipica festeja 80 anos e, neste final de semana, durante a terceira etapa do Ranking de Salto, haverá, nos jardins do clube, exposição de automóveis da década de 1950, carros rabos de peixe, que vão contrastar com a sobriedade dos último modelos de Mercedes-Benz da AGO, que também estarão expostos. Na gastronomia, um festival de comida da Bahia, a baiana dos acarajés e tapiocas feitos na hora.  Sábado e domingo, a partir das 9 horas, entrada franca. 

6 - Eis aqui a maquete do Parque Sustentável da Gávea, parceria público-privada que encerra três décadas de espera dos moradores por uma solução para o terreno da Rua Marquês de São Vicente 104. Dia 9, haverá audiência pública no Planetário para debater o projeto com 25 mil m², na área das construções em degradação desde os anos 80. Na solução encontrada, só 4.700m² terão construções, com três andares sobre as lojas. Outros 11.700 m² serão abertos ao público, incluindo a alameda arborizada com praça infantil, mirantes, pista de caminhada. A parte mais alta, 9.200 m², será preservada. Duas empresas compraram o imóvel.

BORBULHANTES

TEM UM triplex no Rio de Janeiro que é tudo o que as mentes mais fantasiosas e imaginativas puderam supor que era o triplex atribuído ao Lula... É UM ESPETÁCULO! Para mim é o apartamento mais lindo do Brasil. Dos que eu conheço, naturalmente. O prédio data de 1939, o projeto é o Joseph Gire, o mesmo arquiteto francês do Copacabana Palace, e lá moraram os proprietários do edifício, Gilda e Carlo Guinle, o que havia de elegância, poder e refinamento no Brasil naquela época... LÁ VIVEM, mantendo as mesmas características arquitetônicas do interior neoclássico, José Carlos e Angela Fragoso Pires, que cederam seus salões para a grande recepção que haverá, dia 21 de maio, em honra ao cardeal Edward O’Brien, a segunda autoridade do Vaticano, depois do Papa Francisco... SERÁ UM benefit, em que cada um pagará 400 reais para comparecer, ao evento promovido pela Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, à frente a Lugar Tenente Isis Penido... O CONVITE pede demi longue/traje escuro. Vai ter muita gente cortando a bainha do vestido... A PROPÓSITO do Lula, não é só ele que está em confinamento. Segundo denúncia da atriz Pamela Anderson, ela teve negada sua visita ao velho amigo Julien Assange em Londres, na embaixada do Equador. A última vez em que conseguiu estar com ele foi em março. Pamela reclama que o governo equatoriano não dá mais acesso a ele, que não pode sequer chegar à janela ou à luz do sol “até mesmo prisioneiros podem sair ao ar livre, ele não pode”, denunciou... ELES SE falavam no telefone pela internet, até que a ligação foi interrompida. “Ele me mandou um chamado urgente. E agora, nada”... DAVA ENREDO de Escola do 1º Grupo. O Samba do Parlamentar Doido. Quando subiram ontem ao plenário os senadores Ana Amélia e Valdir Raupp defenderam propostas que melhorem a renda do trabalhador (ela) e a manutenção e ampliação do nível de emprego no país (ele)... FIQUEI TONTINHA. Afinal, ambos votaram a favor da Reforma Trabalhista, que em nada beneficiou ao trabalhador comum… HÁ UM ODOR forte no Largo do Paissandu, em São Paulo. Ele mistura desconfiança, revolta, cinzas, carnes queimadas, estranheza. No centro da maior cidade do Brasil, um prédio de 26 andares, cheio de gatilhos, sem qualquer equipamento anti-incêndio, abrigando em seu interior favelas de papelão e madeira, lixo acumulado, várias vezes condenado pela Defesa Civil, em condição de alta vulnerabilidade, cujo processo de interdição o Ministério Público arquivou, pega fogo violentamente, desmancha-se no ar... SEGUNDO CÁLCULOS dos sobreviventes, com o aço e os vidros evaporaram-se 40 corpos, inclusive um par de crianças gêmeas. Eram favas contadas... ISSO, JUSTO num 1º de maio, data emblemática, Dia do Trabalhador, empanando as comemorações de Curitiba e de todo o Brasil... NA MESMA data, em 1981, houve aquela trapalhada no Riocentro, lembram?... VERDADE, NEM é bom lembrar...

                                                                 ***

A 6ª VARA DE FAZENDA Pública do Rio concluiu que a Guarda Municipal pode usar armas não letais. Quem conhece o Centro e Copacabana, sabe bem como se dá a relação entre ambulantes e a GM. A nova decisão julgou improcedentes os pedidos do MP para impedir a GM de atuar na fi scalização de ambulantes. Vai ter porrada, sim, com direito a spray de pimenta, já que desgraça pouca é bobagem.

Com João Francisco Werneck



Tags: angel, borbulhantes, coluna, hildegard, jb

Compartilhe: