Jornal do Brasil

Sexta-feira, 22 de Junho de 2018 Fundado em 1891
Hildegard Angel

Colunistas - Hildegard Angel

Antônia herda o legado do carisma Mayrink Veiga de sua mãe, o eterno mito Carmen

Jornal do Brasil

Com a morte, em dezembro, de sua mãe, Carmen Mayrink Veiga, sua filha, Antônia (foto), recebeu, com as saudades e a irremediável certeza da ausência, o precioso legado da elegância e do carisma, que Carmen conseguiu consolidar em torno desse sobrenome: Mayrink Veiga. 

Carmen Mayrink Veiga foi uma formadora de opinião e referência de tal forma admirada, que, mesmo os que sempre a aplaudiram se surpreenderam com a repercussão e o impacto causados pela sua morte, em toda a mídia nacional. Tudo o que se disse e se escreveu, as fotos divulgadas, o carinho manifestado pelas mais inesperadas pessoas evidenciaram uma personalidade indiscutivelmente carismática, um mito. 

       

A presença de Carmen tem continuidade entre nós, através da Coleção Carmen Th erezinha Solbiati Mayrink Veiga, reunindo seus vestidos de alta costura, uma seleção na maior parte feita por ela, e algumas peças também doadas por sua filha, Antônia, e seu filho, Antenor, após sua morte, para o acervo da Casa Zuzu Angel de Memória da Moda / Museu da Moda.

 Antônia, herdeira desse legado e dessa elegância, tem como predestinação o compromisso de levar adiante o mito Mayrink Veiga. Pois, afinal, filha única, ela é uma Mayrink Veiga, com seu jeito próprio, sua personalidade, seus novos conceitos, mulher de seu novo tempo. Os brasileiros hão de amá-la e admirá-la assim como a Carmen. 

Aqui, ela lembra e homenageia sua mãe, usando um modelo de Hubert de Givenchy, haute couture, que pertenceu a Carmen, e que está doando para integrar a Coleção Carmen Mayrink Veiga, na Casa Zuzu Angel.

Fino Espírito

Thomaz Magalhães, em 1991 sofreu um tombo de cavalo, tornando-se paraplégico. O que não o impediu de abandonar a vida esportiva, e agora se prepara mais uma vez para o campeonato mundial de esqui do próximo ano, sua despedida da competição. Homem aberto aos desafios, jamais pensou em escrever um livro. Por insistência dos amigos, escreveu o primeiro, em 2009, com edições esgotadas, “Quebra de script – uma história de reinvenção pessoal” - relatando sua extraordinária nova forma de vida. Quando voltar do torneio, se a pressão dos amigos de novo prevalecer, escreverá o próximo: “eu, que nunca pensei em ser escritor, deixo essas coisas nas mãos do Espírito Santo. Se Ele me mandar escrever, eu vou escrever”.  

No pódio da tristeza 

O sistema prisional brasileiro não é apenas racista, é desumano, com 89% dos presos em celas superlotadas.Mais da metade da população prisional brasileira é de jovens, de 18 a 29 anos, e 64% são negros, segundo relatório do Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias)...  Em 78% das penitenciárias há mais presos que vagas. Sendo que 40% deles são provisórios, isto é, não poss uem condenação judicial.... O total de pessoas encarceradas no Brasil chega a 726.712. Somos o terceiro país em número de pessoas presas, atrás de Estados Unidos e China. Neste pódio infeliz, ostentamos medalha de bronze... Sendo que a China tem um bilhão e duzentos milhões de pessoas a mais do que nós, para transgredirem a lei, e os EUA mais cento e vinte milhões...  

Alô, Freguesia! 

O Supermercado Vianense, do seu bairro, é gente fina. Ele abriu vaga pra pessoas com deficiência (vi no Google), mas podia também cuidar da eficiência da saúde pública, evitando baratas e carnes podres, que foram encontradas em grande quantidade na última inspeção do Procon, com notificação e descarte de 50 quilos de alimentos, socorro!... O presidente do Procon carioca, Jorge Braz, diz que é importante o consumidor denunciar: “Os fiscais foram até esse supermercado a partir da denúncia de um cliente, assim como vários outros estabelecimentos com irregularidades podem ser fiscalizados a partir da sua denúncia”. Infelizmente, muitos comerciantes só se enquadram no Código de Defesa do Consumidor depois que são pegos em fl agrante...

Borbulhantes

Prestígio do presidente argentino Macri, o neoliberal privatista, desce a ladeira todo dia, a imprensa daqui evita mostrar. Depois do monumental coro “Mauricio Macri la puta que te pariô”, no estádio de San Lorenzo lotado, o mesmo se deu no River Plate e em seguida se repetiu nos estádios Independiente e no Chacarita. Isso por enquanto... Noves fora as desfeitas das celebridades internacionais. Com agenda marcada na Casa Rosada, o músico catalão Manuel Serrat, em visita à Argentina, onde lotou o Teatro Colón, deu um bolo no presidente argentino e nem apresentou escusas. Ao contrário, enviou mensagem de solidariedade aos professores argentinos, que rechaçaram o aumento abaixo da inflação...  Leleco Barbosa tem uma explicação cristalina para o rebaixamento da Grande Rio, cujo enredo foi “Chacrinha”: “Faltou poder de decisão, faltou quem decidisse que a ala entrasse sem o carro que quebrou. A escola perderia na alegoria mas não no atraso de cinco minutos”... A ausência do patrono da escola, o enérgico Jayder Soares se deu por motivo de saúde. De repouso em casa, depois de retirar 12 centímetros do intestino, onde foram encontrados oito nódulos. Em quatro meses fará reimplante... No segundo semestre, Chacrinha, neste ano de seu centenário, será lembrado na estreia de filme dirigido por Andrucha, com Stepan como Velho Guerreiro... Prefeito Crivella deu seu jeito de contribuir com a ocupação dos apartamentos vagos da Barra da Tijuca, suavizando a crise da construção civil, a começar pelos empreendimentos de Carlos Carvalho... Com seu empenho junto à Caixa Econômica, os funcionários da prefeitura obtêm crédito para comprar aquele apartamentos ótimos da Vila dos Atletas na Vila Olímpica. O condomínio leva o nome de Ilha Pura, uma beleza, mas com a crise foram considerados “encalhe”... É o Minha Casa da Carvalho Hosken Minha Vida... Cheguei! Cheguei chegando ao setor de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Gaffrée Guinle. São R$ 21 milhões de repasse do município desembarcando para garantir os mutirões de cirurgias plásticas e dermatológicas gratuitas, inclusive plásticas reparadoras de mama, até nos finais de semana, sob a chefia do cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti Ribeiro.... A equipe do médico está operando com um laser de 700 mil reais e já adquire outro, o Fotona, que auxiliará em cirurgias plásticas, dermatológicas e também ginecológicas... Desde o ano passado, foram mais de quatro mil cirurgias plásticas e dermatológicas e agora, com os novos recursos, as cirurgias poderão chegar oito mil este ano... Que delícia de notícia!...

                                                                ***

Com cidadania americana, a bordo de uma Ferrari em Miami, Artur Soares, o homem do Poupa Tempo, faz de lá sua delação premiada, enquanto é delatado por desvios no Detran-RJ, pelos que aqui fi caram, como Carlos Miranda

Todos acham um quê de diferente no visual da Bruna Marquezine, ainda mais bonita. Qual o mistério? Elementar: deu um rolê na clínica do cirurgião plástico Volney Pitombo antes de gravar a novela “Deus salve o rei”.



Tags: angel, borbulhantes, coluna, hildegard, jb

Compartilhe: