ASSINE
search button

Favela Mundo oferece 1.200 vagas em quatro favelas do Rio

Projetos são voltados para crianças e adolescentes da Cidade de Deus 

Compartilhar

Esse mês, a ONG Favela Mundo desembarcará simultaneamente em quatro comunidades: Rocinha, Piedade, Cidade de Deus e Tomás Coelho. Nas duas primeiras serão ofertadas oficinas de capacitação profissional para jovens e adultos, através do Projeto A Arte Gerando Renda. Os cursos são voltados para o Carnaval, artes cênicas e estética, com aulas de artesanato, decoração de unhas, fantasias e adereços, grafite, maquiagem artística, maquiagem social, turbantes e tranças afro. 

Já na Cidade de Deus e em Tomás Coelho serão desenvolvidas atividades para os pequenos, do Projeto Favela Mundo – homônimo a ONG – com aulas de danças brasileiras, hip hop, jazz, teatro, canto e violão. Os projetos são patrocinados pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e contam com apoio do Instituto Invepar. As inscrições começam nessa segunda-feira, as aulas iniciarão nos dias 30 de julho, Arte Gerando Renda, e 1º agosto, Favela Mundo. 

“Estamos muito contentes com o resultado obtido no Engenho da Rainha nos últimos meses onde 317 crianças e adolescentes ocuparam 777 vagas em seis oficinas artísticas e capacitamos 60 adultos com cursos de maquiagem e decoração de unhas. A maioria dos alunos fez dois ou mais cursos”, enumera Marcelo Andriotti, fundador da ONG. 

“O Favela Mundo é um projeto itinerante. Passamos normalmente um ano em cada comunidade, desenvolvendo a cidadania através da cultura, desenvolvendo as potencialidades dos alunos, apresentando um mundo cheio de possibilidades, além de estimularmos a continuidade dos estudos. Optamos pela itinerância justamente para atingirmos cada vez mais crianças e jovens e realmente democratizar a cultura nas comunidades. O Favela Mundo planta a semente, mostra às famílias que é possível um desenvolvimento saudável e que todos tem direito aos bens culturais e a educação de qualidade”, complementa. 

Os números são muito expressivos: em sete anos, foram mais de 4 mil alunos provenientes de 125 favelas e bairros do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. 

Sobre a Favela Mundo

A Favela Mundo e seus projetos são referência para a Organização das Nações Unidas, ONU, onde foi reconhecida como Modelo de Excelência em Inclusão Social nas Grandes Cidades (World Cities Day 2014). A entidade participou de vários eventos e encontros realizados ou apoiados pela ONU (2013, 2014 e 2015) e o mais recente foi em agosto de 2016, no Marrocos, durante o NAIMUN – maior conferência mundial sobre terceiro setor. Foram 200 representantes de 30 países, e a Favela Mundo foi a única ONG brasileira participando do encontro, além disso, também representou o Brasil em eventos no México, Cuba e Estados Unidos.  

Serviço

Favela Mundo abrirá 1.200 vagas em quatro favelas do Rio de Janeiro. Informações: Telefone: 2236-4129 ou www.favelamundo.org.br. Para se inscrever é necessário levar:

Crianças e adolescentes: certidão de nascimento, comprovantes de frequência escolar e de residência, além de identidade e CPF dos responsáveis.Jovens e adultos: identidade, CPF e comprovante de residência.

Endereços

Cidade de Deus - Escola Municipal Senhora Perciliana de Alvarenga (Rua Moisés, s/n).

Tomás Coelho – Escola Municipal Maria Mazzetti (Av. Pastor Martin Luther King Jr 4676).

Rocinha - ­ Av. Niemeyer 776/ 8 andar - CRAS Rinaldo de Lamare.

Piedade - Rua Torres de Oliveira 436 - Várzea Country Clube.