ASSINE
search button

ONG oferece 1.000 vagas para cursos gratuitos de tecnologia para jovens e pessoas com deficiência

Compartilhar

Pesquisa indica que o curso elevou em média 41% a renda da família dos participantes

O IOS (Instituto da Oportunidade Social) oferece mais de 1.000 vagas em diversas partes do Brasil para cursos gratuitos de capacitação para jovens e pessoas com deficiência. Há cursos em diversas modalidades, incluindo aprendizado em software da TOTVS ou com certificação pela Microsoft, entre outros. Agora, o IOS conta com novo site para que as inscrições sejam realizadas diretamente pelo site do Instituto. 

Além disso, disponibiliza também, em São Paulo, o curso em formato semipresencial para a formação de Administração de Materiais e Gestão Financeira, com aulas aos sábados e complementação pela internet. "É uma forma de oferecer oportunidade também para quem não tem tanta disponibilidade durante a semana. 

Assim, reforçamos o nosso compromisso em ampliar a inclusão no mercado de trabalho", explica Kelly Lopes, Gestora do Instituto. Segundo indicadores coletados pelo próprio IOS, após os cursos profissionalizantes, a renda da família dos participantes aumentou em média 41%, graças à conquista do primeiro emprego com apoio do Instituto, uma vez que os cursos também contam com acompanhamento para inserção no mercado de trabalho.

Além do curso semipresencial, o IOS continua a oferecer os cursos presenciais: Gestão Administrativa em ERP (TOTVS) - capacitação profissionalizante, totalmente gratuita e direcionada para jovens estudantes, com idade entre 14 e 24 anos e que estejam cursando ou que já concluíram o ensino médio. Pessoas com deficiência física, visual parcial ou auditiva a partir de 16 anos também podem participar.

- Informática com certificação Microsoft. Jovens de 14 e 15 anos que ainda não estão totalmente familiarizados com a tecnologia podem fazer o Curso de na Unidade IOS Santana, que funciona na Igreja Batista Betel, zona Norte de São Paulo.

Para quem já estudou estes módulos, o Instituto oferece também os cursos avançados em ADVPL e Configuração e Implementação de Software (no Núcleo IOS) e Gestão de RH (este último disponível apenas na unidade Diadema).

No total, são mais de 1.000 vagas distribuídas nas unidades em quatro estados do País - Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. As modalidades e formatos dos cursos estão condicionados à disponibilidade de cada unidade.

Para efetivar a inscrição é necessário enviar cópia digitalizada dos seguintes documentos:

• RG, CPF e CPF dos pais;

• Comprovante de escolaridade;• Comprovante de residência (água, luz e telefone);

• Comprovante de renda de todos os moradores da residência

• Em caso de pessoas com deficiência, enviar laudo médico para comprovação.

Caso o interessado não tenha como digitalizar os documentos, basta comparecer a uma unidade do Instituto para fazer sua inscrição monitorada pela equipe Educacional do IOS.