ASSINE
search button

Faetec cria curso de especialização em enfermagem voltado para o atendimento ao idoso

Curso Especialização de Nível Técnico Gerontológica tem duração de um ano

Compartilhar

Os brasileiros com mais de 60 anos já representam 11,7% da população. São quase 24 milhões de pessoas e a tendência é que esse número duplique até 2040, segundo pesquisa realizada pelo IBGE.

Com o aumento da longevidade, os índices dos casos de doenças cardíacas e degenerativas, como o Mal de Alzheimer, também deverão crescer. Pensando em capacitar novos profissionais para o setor e fortalecer políticas públicas de saúde voltadas para o idoso, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) criou o Curso de Especialização de Nível Técnico em Enfermagem Gerontológica, cujas inscrições para a primeira turma estão abertas até o próximo domingo, dia 29 de novembro.  

Voltado para técnicos em enfermagem já formados, o curso é gratuito e tem duração de um ano (360 horas), com disciplinas que abrangem desde noções de reabilitação, fatores de risco na terceira idade, doenças degenerativas e saúde mental a aspectos éticos e legais a profissão.

"Diplomados, os especialistas estarão aptos a atuarem em hospitais e clínicas especializadas, casas de repouso e empresas de home care (assistência domiciliar)", informa Wagner Victer, presidente da Faetec.

Teresa Cristina Gonzales Vasques, diretora da Unidade de Saúde Herbert José de Souza da FAETEC Quintino, explica que o curso foi criado depois de perceber a inexistência de especializações voltadas para o atendimento da população idosa na rede pública, apesar da crescente demanda por profissionais preparados para lidar com esse segmento.

- Estamos em constante atualização, criando novos cursos profissionalizantes que atendam às demandas da sociedade – afirma o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Serviço: Curso Especialização de Nível Técnico Gerontológica

Duração: 1 ano

Turno: manhã

Vagas: 35 

Inscrições: www.faetec.rj.gov.br