ASSINE
search button

Marintec: seminário de recrutamento e treinamentos gratuitos para profissionais do setor naval 

Participantes receberão certificado de capacitação profissional

Compartilhar

Neste período de resiliência enfrentado pela indústria naval, especialistas em recrutamento e seleção alertam que os profissionais do setor devem se preparar para garantir lugar no mercado de trabalho, seja em momentos de desafios ou de crescimento. A advertência é investir não só na formação, mas também em cursos de aperfeiçoamento e línguas, diferenciais importantes para concorrer às vagas.

Apesar da retenção de contratação de mão-de-obra, há companhias que necessitam de profissionais capacitados e não conseguem preencher o quadro com o perfil pretendido. Para os especialistas das empresas de recrutamento Michael Page e Hays, participantes do Seminário de Recrutamento e Seleção que será realizado no dia 13 de agosto, durante a Marintec South America, no Rio de Janeiro, uma das principais dificuldades encontradas é a fluência de idioma, principalmente o inglês. 

Para o diretor de operações da Hays, Raphael Falcão, mesmo em um momento em que as atenções estão voltadas à estruturação interna das corporações, é preciso que os profissionais continuem investindo em cursos de qualificação para que existam pessoas aptas a assumir os projetos no período de retomada. 

A gerente executiva da Michael Page, Giovanna Dantas, explica que fatores como a crise relacionada a baixa do petróleo; o ciclo de vida dos projetos, que dependem da liberação dos leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para iniciar os estágios até chegar à fase de exploração e desenvolvimento, onde há grande demanda de mão-de-obra; e a revisão da carteira de fornecedores da Petrobras, uma das maiores contratantes do País, contribuiram para a redução dos empregos no setor. Porém é preciso trabalhar de forma proativa.

Reposicionamento - De acordo com os especialistas em recrutamento, o mercado naval sofreu um reposicionamento de mão-de-obra e algumas funções, devido a capacidade técnica e adaptabilidade, migraram para outros mercados. Raphael Falcão cita como exemplo os cargos de gerente de projeto naval e diretores e gerentes de contratos, que apesar de específicos para o setor, podem se encaixar em outros segmentos. Também houve uma redução nas posições operacionais. Por outro lado, Giovanna Dantas destaca que as posições de apoio marítimo, como chefe de máquinas e sub-chefe de máquinas, são sempre muito buscadas no mercado.

Treinamento - Diante destas perspectivas, a Marintec South America - Navalshore oferecerá, além do Seminário de Recrutamento e Seleção, uma oportunidade de qualificação. Durante os dias da feira, haverá treinamentos gratuitos para os cargos de movimentação de cargas, básico de normas regulamentadoras, integração à indústria naval e trabalho em altura. As vagas são limitadas e os cursos são primordiais para os profissionais que desejam exercer tais funções, com todas as NRs aplicadas à indústria da construção naval. 

Os treinamentos acontecem de 11 a 13 de agosto e possuem carga horária mínima de três horas e máxima de 24 horas. Ao final do treinamento, os participantes serão certificados pela ACS Treinamentos, empresa especializada em treinamentos e capacitação profissional. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos. Mais informações no site da Marintec

Sobre a Marintec South America

Em 2015, a Marintec South America assume novo posicionamento estratégico no mercado, tornando-se o único evento do País a servir o setor com discussões e debates sobre o cenário da indústria naval e offshore, com o objetivo de gerar soluções para aumento da produtividade, da operacionalidade, da qualificação profissional, do emprego da tecnologia, dos investimentos e da demanda e oferta para toda a cadeia do setor.

Serviço: 12ª Marintec South America

Data: 11 a 13 de agosto, de 13h as 20h

Local: Centro de Convenções SulAmérica - Av. Paulo de Frontin 1 - Cidade Nova, Rio de Janeiro

Entrada franca (Credencie-se aqui!)