ASSINE
search button

Porto, porta, portal

Compartilhar

Línguas latinas, às coisas, gênero impõem, mas não sei se entendemos nossa feminina arte diversamente “del arte” dos hispânicos. Ou se “La Mer”, que Piaf cantava, é o mesmo que quebra na praia de Caymmi. 

Rios, porém, seguem igualmente varonis após cruzarem a Tordesilhas linguística e, avançando sobre a desacreditada linha, por aqui lambem inúmeras cidades, inclusive as das bacias dos amazônicos Purus e Juruá, onde tenho trabalhado nas últimas semanas. Todas têm um porto: sua porta. Masculino e/ou feminino, gerando urbanização.

As cidades rodoviárias não costumam ter portas, já que a elas se chega de qualquer parte do território. Surgiriam portas se muralha houvesse. 

Se crescem, fluviais ou marítimas, com suas “hinterlands”, também passarão a ter inúmeras entradas terrestres, mas apenas para chegarem ao porto, a porta principal.  

Onde ficam as costas de uma cidade? No século 18 projetou-se uma muralha em torno do Rio, pois corsários coçaram as suas. Séculos depois, estudo de Lysia Bernardes mostra que o Rio, em 1964, sem muralhas, polarizava, além do seu estado, o Espírito Santo, grande parte de Minas, da Bahia e trechos do Vale do Paraíba paulista. Atualmente, talvez só alcance Juiz de Fora, e São Paulo é que puxa as demais cordas. Retração da área polarizada: reflexo... que retroalimenta a retração da cidade. 

Mas na Amazônia, a retração visível é a da floresta. Até há pouco impenetrável, restrita aos seringueiros que dela tiravam sustento e produziam riqueza alheia, que semeou cidades, que surpreendem.

A começar, por existirem, por serem desenhadas e, finalmente, pelo requinte. Tarauacá tem um teatro; Sena Madureira, enorme colégio; Rio Branco, que já se chamou Penápolis, foi projetada como Acrópole da hileia: o Palácio do Governador faz as vezes de Parthenon e as funções urbanas distribuídas ao redor de diferentes praças, como preconizava Aristóteles. Não se mistura comércio e democracia, ensinava o sábio. Prouvera-nos tê-lo escutado. 

As cidades acreanas surpreendem, ainda, pelo traçado xadrez das ruas, bastante largas. E aí começam os problemas, pois, como já vimos, calçadas não há, e as sucessivas administrações adoram asfalto e detestam árvores. Como é de se esperar o calor aumenta, onde sombra seria alento. Mas sombra não há, enquanto o solo é totalmente impermeabilizado. 

Além disso, reza a técnica, os lotes devem ser estreitos para baratear o custo da urbanização. Mas se nossas cidades não dispõem de infraestrutura nenhuma, o que é que se está barateando, verdadeiramente? 

Contudo, lotes estreitos: casa grudadas. Ventilação natural, que os índios ensinaram, foi-se... e pelos rios já não chega a brisa, só contrabandeada. 

Mas é onde está o porto, de onde parte escadaria, como em Xapuri, ou uma ladeira, pois a água é amazônica e seu nível varia enormemente na seca ou na alagação, como dizem aqui. Encimando-as, simbólicos portais marcam a chegada à civita. 

Nos tempos clássicos, as portas de uma cidade eram dedicadas a um deus. Aqui não se chega a isso. O deus católico, cada vez mais evangélico, chegou também de canoa, banindo para a floresta as divindades dos rios, e mesmo esses vão sendo enxotados pelas vacas que vão tomando tudo.

Por ironia, o crescimento das áreas de pastagem trouxe à luz mais de 400 estruturas arqueológicas, executadas por escavação e compactação do terreno, cujas paredes se estendem por vários metros, e que formam rigorosas figuras geométricas, daí o nome, geoglifos. Há algumas décadas, quando os deuses eram astronautas, chegaram a ser interpretados como mensagens aos ET que visitavam o Acre. 

Mesmo eles precisavam de portais.

Contudo, eram dispensados do tormento de ter que decorar Javari, Juruá, Purus...a insuportável margem direita do Rio Amazonas. 

A Negro e Trombetas, resumia-se a outra margem. 

A esquerda era bem mais simples. 

* Arquiteto urbanista DSc