ASSINE
search button

Saúde & Alimentação - É possível manter as crianças livres dos óculos

Compartilhar

Para nós, já é ruim começar a precisar de óculos quando completamos 40 anos. Mas uma criança deveria poder correr, brincar e desfrutar das atividades sem ser inibida por óculos. E eu acredito que haja uma maneira simples de tornar isto realidade, e até mesmo reverter o verdadeiro culpado por detrás da deficiência visual das crianças. 

Na verdade, na maioria das vezes, a visão curta (tecnicamente conhecida como a miopia) é a culpada. Esta é uma condição frequentemente progressiva na qual os globos oculares gradualmente se deformam e o foco correto da luz da lente do olho para a retina não se torna mais possível.

Segundo os estudos do Dr. Arthur Alexander Knapp, realizados de forma pioneira nos anos 30 e 40, a falta de cálcio e de vitamina D causou em animais o mesmo tipo de deformidade do globo ocular da que ocorria na miopia humana. 

Em outras pesquisas, ele descobriu que estes mesmos nutrientes frequentemente estabilizavam ou até revertiam a miopia em humanos adultos. 

Apesar de não haver estudos em crianças, entendo que esse conhecimento possa ser usado para melhorar a condição dos pequenos. Quando temos o cálcio em quantidade suficiente (equilibrado com o magnésio) e a vitamina D durante a gravidez, há uma possibilidade muito grande de prevenir a miopia infantil. Principalmente se essa condição for mantida ano a ano na vida da criança.

Portanto, se uma criança estiver começando a desenvolver a miopia, a suplementação de quantidade suficiente de cálcio (equilibrado com o magnésio) e a vitamina D poderão parar a progressão e, em alguns casos, revertê-la parcialmente  ou até completamente.

No caso de gestantes, inicialmente, para se ter a quantidade adequada de cálcio e vitamina D, recomenda-se uma boa quantidade de ácidos graxos ômega-3, que as pesquisas demonstram melhorar o desenvolvimento das habilidades motoras nos primeiros anos após o nascimento. Eles também diminuem a tendência para desenvolver déficit de atenção e hiperatividade. Também é recomendável tomar suplementos de vitamina D, cálcio e magnésio.

O mesmo vale para os recém-nascidos 

Em uma pesquisa escandinava, mais de 12 mil mães  foram aconselhadas a administrar aos seus recém-nascidos 2.000 UI de vitamina D por dia. No acompanhamento 18 anos mais tarde, os pesquisadores relataram que as crianças que receberam 2.000 UI de vitamina D no primeiro ano de vida não só não tiveram problemas como também tinham 80% menos incidência de diabete tipo 1. 

Já os infantes que nasceram de mães que tomavam óleo de peixe e vitamina D 5.000 UI por dia e pelo menos 1.000 mg de cálcio, equilibrados com 300 a 400 mg de magnésio antes e durante a gravidez – e que subsequentemente foram administrados 2.000 UI de vitamina D diariamente (vagarosamente aumentadas na medida em que envelhecem) – tiveram 80% menos miopia e 80% menos necessidade para óculos do que as crianças cujas mães não fizeram nada disto por elas.

Portanto, se você não quiser que os seus filhos ou netos usem óculos antes dos quarenta anos (e talvez até minimizar as chances disto também), é o momento de se pensar nisso. 

Que tal conversar com o seu médico? Aproveite! 

*Médico e nutrólogo