ASSINE
search button

JB no campo: Agricultura e pecuária, vocações do Estado do Rio de Janeiro 

Compartilhar

Vivemos um momento difícil, com sombras pesadas na vida da população e poucas esperanças de melhores lideranças políticas. Mesmo assim, a atividade rural pode oferecer momentos de reflexão, menos tensos. 

E, em alguns casos, prazerosos pensamentos construtivos. Uma palavra pode ser linha-mestra para sairmos mentalmente das agruras urbanas e sub-urbanas: excelência. Em que pode o Estado do Rio ser ou continuar excelente em atividades rurais? 

Onde? Sugiro “viajarmos” por poucas cidades do interior e descobrir. O que temos ou podemos ter de excelência em Campos, Itaperuna,  Macaé? Ou em Barra  Mansa, Valença, Vassouras, Três Rios, Barra do Piraí?

Alguma fazenda que seja líder em qualidade na produção de milho, arroz, café, feijão, frutas, cana de açúcar, horticultura, flores, piscicultura, equinos, florestamento, cacau, gado de corte, pecuária leiteira? 

Alguém que empreende em pequena ou média escala, mas tem a ideia firme em excelência. Alguém cujo trabalho tem o brilho multiplicador. O Estado do Rio para muitas culturas não tem extensão, topografia, solo, para ser o maior produtor. Mas quem disse que importa apenas ser o maior? Antes importa disputar a olímpiada de ser melhor, e milhares de produtores rurais devem ser convocados para esse desafio saudável. 

O que já é feito com qualidade superior em Cantagalo, Nova Friburgo, Macuco, Cordeiro, Carmo? E quais são os destaques de Resende ou de Itatiaia? E de Angra e Paraty? Além disso, já mapeamos o que fazemos para contribuir. 

Agricultura e pecuária na área de educação e pesquisa? Já debatemos com afinco o potencial de portos com foco em produtos primários? Já discutimos (no estado líder quando se fala de petróleo) a intercoperação.

Já avaliamos como ser superiores em abastecimento? Conheço excelentes produtores de leite no Estado. Sei que poderosos incentivos fiscais foram concedidos para processadores de leite. Não tenho conhecimento de política pública relevante que tenha como objetivo o produtor. Aliás, poderosa ferramenta para reduzir a crise metropolitana seria interromper os incentivos fiscais hoje existentes (caixa preta) e investir essa arrecadação agregada para geração de empregos rurais ou na cadeia da agricultura e pecuária no interior do Estado. Desconcentrar pode ajudar.

Mas, essas discussões sobre atividades rurais e políticas públicas eficazes não dão muita audiência. A importância do Estado do Rio para a agricultura e pecuária não está na pauta . Poderíamos ver um movimento como esse se desenvolver tornando-se um contraponto ao colapso. Apenas os produtores rurais podem fazer este trabalho para toda a população: divulgar  muito melhor como a excelência no campo vai ajudar na reconstrução do Rio de Janeiro.