Jornal do Brasil

Quarta-feira, 10 de Abril de 2013

Antonio Campos

Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda

Jornal do BrasilAntonio Campos

Em sua 8ª edição, a Festa Literária Internacional de Pernambuco - Fliporto se estabelece no cenário cultural nacional como um movimento permanente, marcado, portanto, com ações contínuas realizadas durante todo o ano. Uma delas é, por exemplo, a Revista ArtFliporto, já indo para a sua segunda edição, uma publicação da Festa com impressão quadrimestral e que traz ao público interessado em Cultura e Ensaios um rico e inovador conteúdo. 

Agora, no próximo dia 17 de outubro, iremos lançar a Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda, a Clilo, localizada no Largo do Amparo. Uma vitória para o estímulo à leitura e literatura infantil nacional e mundial.

O espaço, que possui, à sua frente, o coordenador da Fliporto Criança e Fliporto Nova Geração, Antonio Nunes, nasce abraçado por importantes parceiros, como a Fundação Carlos Chagas, e com o intuito de se tornar um importante ambiente de estímulo à leitura. A comunidade olindense, que acolhe a Fliporto desde 2010, é o principal motivador para a concretização dessa Casa. 

Na Clilo, ela poderá ter acesso a uma rica biblioteca infantil e, assim, concretizar o maior objetivo da festa literária: fomentar a paixão pela leitura e literatura. Um inestimável legado que a Fliporto deixa para a formação intelectual dos visitantes da Clilo. É a certeza de que a consagrada festa literária internacional de Pernambuco torna-se um grande movimento cultural, não mais limitando suas ações aos dias oficiais do evento.

Além disso, o espaço irá abrigar um Memorial Fliporto, contendo um grande acervo, impresso e audiovisual, das edições anteriores da Fliporto, como arquivos impressos sobre os autores que já estiveram na Festa e as antigas palestras, em vídeo e na íntegra. Também terá um espaço voltado para a conscientização ambiental, uma vertente da EcoFliporto, dentro da Clilo. Abrigará a exposição Pernambuco, Jardim de Baobás. É imprescindível mostrar ao público infantil a importância da preservação do verde. A Clilo torna-se, assim, uma grande esperança e fonte de leitura e cultura para as crianças, principalmente as mais necessitadas pelo direito de ler e aprender. É uma grande alegria, para todos que fazem parte da Fliporto, poder entregar essa casa à cidade de Olinda e a Pernambuco.

 

 

Antônio Campos, advogado, escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras e Curador da Fliporto

camposad@camposadvogados.com.br

 

 

 

 

 

Tags: advogado, antônio, Campos, coluna, quarta

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.