Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Antonio Campos

Cidade das letras

Jornal do BrasilAntonio Campos

Na última terça-feira (15), teve fim a 7ª edição da Fliporto, já consagrada a maior festa literária do Brasil, como confirma pesquisa realizada pelo Jornal do Brasil. A Festa Literária Internacional de Pernambuco teve pleno sucesso, com mais de 90% de aprovação dos visitantes. Foram 15 mil livros vendidos na 2ª Feira do Livro, R$ 10 milhões de movimentação financeira na histórica cidade de Olinda durante o evento, e mais de 80 mil pessoas estiveram no evento.

 Os expressivos números, que, além do quantitativo, representam o qualitativo do evento, não param por aí. A Cidade das Letras contou com a participação direta de 150 autores, de 14 países diferentes, em 22 encontros e debates inesquecíveis. 

Na lista, um Prêmio Nobel de Literatura, um guru oriental-ocidental, uma poetisa libanesa, entre outros participantes que engrandeceram o evento. E, assim, completamos a nossa viagem, com milhares de pessoas a bordo e uma única missão: emocionar, comover, provocar, seduzir, polemizar, surpreender e dar vontade de que a festa nunca tivesse fim.

 A homenagem a Gilberto Freyre foi o ponto alto da Festa. A Fundação Gilberto Freyre ofereceu uma ótima programação e a vida e obra do escritor abrilhantaram muitos dos painéis do Congresso Literário. A Fliporto, pela segunda vez na cidade de Olinda, tornou-se um porto de culturas e literaturas orientais e ocidentais. 

E, em 2012, a viagem continua. Dessa vez, com outro destino: o diálogo entre artes. Em fevereiro de 2012, serão anunciados o tema e o homenageado da VIII Festa Literária Internacional de Pernambuco, que acontecerá, novamente, na beleza natural da cidade de Olinda, em novembro. Muitas novidades estão por vir. Aguardem e até a próxima viagem!

 

Tags: antônio campos, balanco final, curador, fliporto, literatura, números

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.