Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Antonio Campos

Autores brasileiros para o mundo

Jornal do Brasil

A necessidade de levar a literatura brasileira para o exterior torna-se, gradativamente, evidente, tanto para valorizar o escritor nacional, quanto para divulgar a boa e vasta obra literária produzida no país. Durante visita à Festa Literária de Paraty (Flip) deste ano, presenciei o lançamento do Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que destinará verbas para a tradução de obras nacionais para línguas estrangeiras.

Já na abertura da Flip, a ministra da Cultura Ana de Hollanda, bem como Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, garantiram o apoio ao programa, cujo investimento, até 2020, ficará em torno de R$ 12 milhões. O programa foi lançado com a presença de uma representante da Feira de Frankfurt, evento que recebe dois milhões de visitantes a cada edição, que fará uma homenagem ao Brasil na de 2013. Neste ano, também temos o Festival Europalia de Bruxelas (Bélgica) que, igualmente, homenageará o Brasil.

Uma verdadeira olimpíada do livro, em 2013, em Frankfurt, e ótima oportunidade para cultivar o diálogo literário entre as diferentes culturas, visando a promoção dos escritores brasileiros e divulgação dos seus livros. Não podemos chegar em Frankfurt mostrando apenas obras de séculos anteriores e literatura infantil, além da produção de Paulo Coelho.

A iniciativa da importante revista inglesa Granta, que está preparando uma edição com os melhores jovens escritores brasileiros, a ser publicada em julho de 2012, também irá reforçar uma maior inserção da literatura brasileira no mercado internacional. Haverá uma versão dela no Brasil, na Inglaterra e em língua espanhola.

Este é o caminho para que a literatura nacional ganhe uma importante vitrine no cenário internacional. A olimpíada do livro em Frankfurt representa, para todos que fazem parte do universo literário, seja como escritor, editor, ou leitor, um desafio, e a oportunidade ideal para fortalecer a produção literária brasileira e, dessa maneira, estimulá-la, especialmente neste momento que o mundo tem um maior interesse no Brasil.

Tags: ana de hollanda, feira de frankfurt, feira literária de paraty

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.