MoMA, um templo para contemplação de obras-primas da arte moderna
O Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque é um verdadeiro templo de devoção às obras-primas modernas. Há 82 anos, o MoMA acolhe importantes pinturas do mundo inteiro e, hoje, possui a melhor e mais completa coleção de arte dos séculos 19 a 21. São cerca de 150 mil peças entre pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, objetos decorativos e maquetes.
Fica difícil até imaginar que o MoMA, o primeiro museu a dedicar toda sua coleção ao movimento modernista, deu o seu pontapé inicial com uma doação de oito gravuras e um desenho, e depois tornou-se o mais famoso museu de arte moderna do mundo.

E os números comprovam e justificam o sucesso do MoMA: 58 mil m² de área demonstram a imensidão espacial e artística do museu americano que conta, ainda, com uma livraria composta por mais de 300 mil livros e ficheiros de mais de 70 mil artistas.
Dentre as pinturas existentes no museu, destaque para A persistência da memória, de Dalí, A noite estrelada, de Van Gogh, Nenúfares, de Monet, e tantas outras belíssimas raridades. A galeria de fotografias do MoMA abriga obras geniais dos famosos fotógrafos Cartier-Besson e Man Ray.
Além disso, o museu, reinaugurado em 2004, após passar por uma reforma multimilionária, acolhe galerias dedicadas à arquitetura e ao design, com projetos e desenhos de artistas como Frank Lloyd Wright. O visitante tem a oportunidade, ainda, de conhecer a arte contemporânea em multimídia, datada de 1970. Uma ode e verdadeiro deleite para os apreciadores da boa arte.
O MoMA tornou-se, com o passar do tempo e o visível reconhecimento do seu fiel público e da mídia, um ambiente para programas familiares ou individuais, chamando todas as faixas etárias para apreciar a sua beleza magnífica. Além da possibilidade de um passeio entre as várias obras-primas presentes no MoMA, o museu oferece um atraente calendário de eventos, a partir do qual o visitante pode desfrutar palestras gratuitas e mostras temporárias do mais alto nível no ramo artístico. De fato, uma atração turística imperdível para quem ama a arte contemporânea e todas as suas vertentes.
