Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

Anna Ramalho

Projeto oferece tradução por telefone para estrangeiros durante a Copa

Imagine um turista estrangeiro, que só fala a sua língua nativa, tentando se comunicar no Brasil com um garçom, com um motorista de táxi ou, em caso de emergência, com um médico.

O que parece um grande desafio acaba de ter uma solução vinda de longe. A ONG coreana bbb-Korea (Before Babel Brigade KOREA) e a intérprete carioca Marília Rebello lançam o projeto Rio Amigo, primeiro serviço de tradução voluntária gratuita no Rio de Janeiro. 

Com o apoio da RioTour, o projeto será lançado na abertura da Copa do Mundo (12 de junho), justamente quando a cidade estará recebendo visitantes do mundo inteiro. Para usufruir do serviço, basta que o estrangeiro ligue para o número 3554-0304, selecione um dos sete idiomas credenciados (inglês, coreano, francês, espanhol, italiano, alemão e russo), e tenha, do outro lado da linha, um intérprete voluntário capaz de ajudá-lo a se comunicar com os brasileiros nas mais diversas situações.

O serviço funciona 24 horas e tem apenas o custo de uma ligação local. Se estiver ligando de um celular com roaming e só discar para o mesmo número acrescentando o código do Brasil 55 e o do Rio 21. 

Tags: idioma, línguas, Mundial, Rio, turismo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.