Jornal do Brasil

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014

Anna Ramalho

Mostra reúne relíquias do futebol em São Paulo 

A Caixa Cultural São Paulo apresenta até o dia 20 de julho a exposição “Esporte Movimento”, uma seleção de aproximadamente dois mil peças da coleção de mais de 70 mil itens esportivos pertencentes ao colecionador Roberto Gesta de Melo. A mostra, inédita no Brasil, é gratuita.

Entre os itens da exposição que contam a história do futebol, está a bola do segundo mundial entre seleções organizado no mundo. A edição foi a primeira a contar com eliminatórias, uma vez que o número de seleções inscritas foi muito alto. A bola possui 12 gomos e é feita em couro.

A mostra possui também uma par de chuteiras francesas, datado do meio do século XX e precursor das chuteiras modernas. Trata-se dos primeiros passos do que seria o constante aperfeiçoamento dos calçados esportivos, processo que articularia duas dimensões: uma preocupação com a eficiência (possível em função do desenvolvimento da biomecânica) e com a beleza (a indústria da moda investe pesado no design desses produtos, inclusive retirando-o do exclusivo campo das lides esportivas para outros espaços sociais). Outra peça que pode ser vista na exposição é uma réplica da bola utilizada no mundial de 1950, no Brasil.

Visitada por mais de 1100 pessoas em menos de duas semanas, “Esporte Movimento” é um recorte da maior coleção privada de artefatos esportivos do mundo. Durante a exposição, os visitantes poderão apreciar selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais e demais objetos relacionados ao esporte. Além disso, em uma área específica da exposição, o público poderá tocar em uma tocha. A ação visa à inclusão de deficientes visuais na mostra.

Tags: agenda, artes, cultura, evento, exposição

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.