Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

Anna Ramalho

Os 'supremáveis' mais cotados

Um carioca, um paulista e um gaúcho são os nomes mais comentados para ocupar a vaga do atual presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa que irá ‘pendurar a toga’ até o final de junho após 11 anos de magistratura. No entanto, as bancadas federais de deputados  e senadores dos nove estados da região nordeste estão lutando para que o escolhido de Dilma Rousseff para o cargo seja um conterrâneo, independente do estado da região que tenha nascido.

A dupla Lula/Dilma, que comanda o país desde 2002, já nomeou para a Corte Suprema 12 ministros, a maioria de Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Do nordeste, apenas um ministro foi indicado nestes 12 anos que o PT está dirigindo o país: Carlos Ayres Britto, de Sergipe mas que já está aposentado.

Os nomes mais falados são do carioca Benedito Gonçalves, do STJ; o paulista José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça e o gaúcho Luis Inácio Adams, advogado-geral da União. Outros nomes são ventilados: o carioca Luis Felipe Salomão e a gaúcha Nancy Andrigui, ambos ministros do STJ.

Tags: cargo, joaquim barbosa, Ministro, STF, Supremo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.