Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Anna Ramalho

Mostra reúne obras de cineasta no IMS

Entre os dias 27 de maio e 11 de junho de 2014, o cinema do IMS-RJ exibe a mostra Ana Carolina, que traz as seguintes produções da cineasta brasileira: "Getúlio Vargas" (documentário), a trilogia "Mar de rosas", "Das tripas coração" e "Sonho de Valsa", e outras ficções como "Amélia" e "A primeira missa ou tristes tropeços, enganos e urucum", sua mais recente produção. 

A cineasta começou sua carreira nos anos 60 dirigindo curtas e documentários sobre temas históricos e problemas sociais brasileiros, e foi a partir de 1977 que sua produção seguiu o rumo da ficção. Seu primeiro longa "Mar De Rosas" faz uma sátira feroz ao casamento pequeno burguês visto pelos olhos de uma adolescente.

Após um período dirigindo peças para o teatro, Ana Carolina voltou ao cinema com "Amélia", filme que trata da passagem da grande atriz Sarah Bernhardt em sua turnê de 1906 pelo Rio de Janeiro. Em 2013 lançou "A primeira missa ou tristes tropeços, enganos e urucum"onde a narrativacompara, artisticamente, o marco histórico da primeira missa com a ciclópica tarefa de se fazer um filme em um país que aos poucos conquista seu próprio mercado.

Tags: agenda, artes, cinema, cultura, filme, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.