Jornal do Brasil

Terça-feira, 25 de Novembro de 2014

Anna Ramalho

Prêmio Marcantonio Vilaça comemora 10 anos com edição especial

Acontece no próximo dia 29 a solenidade de abertura do Prêmio Marcantonio Vilaça, às 19h30 no Museu Histórico Nacional. Em 2014, o prêmio completa 10 anos e passa a contar com a participação do SENAI.

A edição especial, denominada "Trajetória", vai trazer uma grande mostra com duas exposições: "Inventário da Paixão" e "Cor, Luz e Movimento", que abrem de 30 de maio a 14 de julho, no museu. As exposições serão sempre acompanhadas por projeto educacional que embasa e justifica o trabalho de todos os profissionais envolvidos.

A exposição "Inventário da Paixão" reúne artistas nacionais que foram projetados por Marcantonio Vilaça a partir dos anos 80 e hoje são nomes consolidados no cenário internacional. Entre eles estão : Beatriz Milhazes, Adriana Varejão, Vik Muniz e Nuno Ramos. A mostra "Cor, Luz e Movimento" dá início ao projeto “Arte e Indústria”, que acompanhará o prêmio em suas edições futuras. Essa iniciativa vai acentuar as relações entre os processos de criação artística e produção industrial. Na edição especial, haverá uma sala especial dedicada a Abraham Palatnik, pioneiro da arte cinética no Brasil. 

Na solenidade de abertura será lançada a 5ª edição do prêmio com divulgação das datas de inscrição e regras da premiação.

Tags: agenda, artes, cultura, evento, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.