ASSINE
search button

Projeto leva estudantes de comunidades para turismo cultural

Compartilhar

Os alunos do projeto Turista Aprendiz farão no próximo fim de semana, dias 17 e 18 de maio, uma viagem para conhecer roteiros histórico-culturais do estado do Rio de Janeiro.

Enquanto a turma da Biblioteca Parque da Rocinha conhecerá o Caminho do Sal, viajando para Araruama e Silva Jardim, os jovens de Manguinhos percorrerão o Caminho do Café, em Penedo e Itatiaia.

A viagem dos turistas aprendizes da Rocinha passará inicialmente pela lagoa de Juturnaíba, no município de Silva Jardim. Depois, alguns alunos da cidade serão convidados para participar de um sarau que será promovido na Praça João Hélio, que tem esse nome em homenagem ao menino que morreu após ser arrastado preso a um carro durante assalto, em 2007 no Rio.

Também está programada uma visita à Casa de Cultura Professor Caú, onde estão sendo realizadas as exposições "Raízes Concretas" e "Traços". No domingo, haverá nova visita à lagoa de Juturnaíba e também à Praia Seca.

Em Penedo, a turma de Manguinhos ficará hospedada na Associação Beneficente Arcanjo Gabriel, onde há uma horta na qual os alunos poderão fazer a colheita para a salada do almoço.  Está programado também um passeio à cachoeira Poço da Esmeralda. Na noite de sábado, haverá um encontro com o escritor Gustavo Praça na própria hospedagem, acompanhado de um sarau e música com o grupo da associação.

No domingo, as visitas serão feitas ao Parque Nacional de Itatiaia, à Casa do Papai Noel e ao Museu Finlandês.